Festival Internacional de Dança da Amazônia celebra 30 anos reunindo talentos em Belém

Os espetáculos realizados no Theatro da Paz serão abertos ao público, que ficará livre para pegar na bilheteria quantos ingressos desejar

Amanda Martins

O Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA) começa nesta quarta-feira, 18, de portas abertas ao público para quem quiser prestigiar as apresentações gratuitamente, no Theatro da Paz, em Belém. Com 30 anos de edição, o evento se consolidou no cenário nacional como um ambiente que  proporciona aos inscritos intercâmbio com renomados profissionais, aulas, reciclagens profissionais, e para os espectadores um show à parte, que neste ano será gratuito. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro. Serão cinco dias de FIDA, e inúmeros espetáculos em diversos pontos da cidade, do dia 18 a 21 de outubro, das 8h30 às 19h30, dependendo da programação do espaço.

Já que o evento celebra a diversidade e a paixão pela dança, ele é aberto a uma ampla gama de participantes, desde companhias profissionais até grupos iniciantes, escolas, academias, projetos sociais, grupos folclóricos, bailarinos independentes e amadores. 

Neste ano, o FIDA contará com participação especial dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Manuela Roçado, além de professores renomados, como André Malosá, diretor artístico do Malosá Studio de Dança e idealizador do PRIDANSP, o coreógrafo e vencedor da Dança dos Famosos 2023 Holon Ro, entre outros professores de grande currículo. 

Clara Pinto, a diretora do evento, compartilha suas expectativas para a abertura do festival e reflexões sobre três décadas de dedicação à promoção da dança em Belém. "As expectativas são sempre boas, porque tem muita gente inscrita, mais de 70 grupos inscritos, tem mais de mil bailarinos dançando. Então, a nossa expectativa é a melhor possível. São 30 anos de trabalho para ter resultado, de 1994 até agora. Então, a gente espera fazer o melhor", revela com entusiasmo.

Para a diretora e bailarina Clara Pinto, o Fida causou um grande impacto ao longo dos anos ao transformar a cidade de Belém em uma referência regional da linguagem da dança, aumentando os números de escolas de dança, e abrangendo inúmeras modalidades, como a mais Clássica, passando pelo Jazz, Sapateado e chegando ao Folclore. 

A expansão da dança é evidente, com Clara observando que o evento catalisou a interiorização da dança e sua democratização. "Hoje nós temos muitas escolas não só em Belém, como eu consegui o que se chama de interiorização da dança, a democratização da dança. Hoje nós temos vários e vários municípios não só aqui de Belém participando conosco, tem Marituba, Altamira, Cametá, Paragominas, Parauapebas. Então, nós conseguimos democratizar a dança fazendo essa interiorização e mostrando que a dança é para todos, todos podem ter as mesmas oportunidades".

Ao longo dos cinco dias de evento, diversos palcos são montados para apresentações, incluindo o Teatro da Paz, o Teatro Estação Gasômetro, o Boulevard Shopping e a "Calçada da Dança" nas proximidades da Escola de Danças Clara Pinto.

Quanto a programação voltada para os inscritos, serão disponibilizadas aulas e espaços de reciclagem e intercâmbio para a comunidade da dança, atraindo nomes influentes da dança, tanto nacional quanto internacionalmente. 

“Através do festival nós conseguimos fazer reciclagem de trabalhos, os trabalhos são unidos e apresentados, nós fazemos intercâmbio com grandes nomes da dança, inclusive, o Carlinhos de Jesus está vindo, grandes nomes da dança internacional e nacional para dar oportunidade dessas pessoas conhecerem e fazerem contato direto”, destacou Clara Pinto. 

O festival contará com a presença de renomados dançarinos e jurados, prometendo oferecer uma experiência rica em talento e criatividade. A programação inclui a Mostra Competitiva, espetáculos noturnos, homenagens especiais, entrega de medalhas, apresentações de gala e muito mais.

Além disso, também será oferecido um prêmio chamado “Valores da Terra”, onde somente grupos do Estado do Pará participarão. “São apresentados os melhores trabalhos, depois tem o julgamento e eles recebem um prêmio", acrescentou a diretora do evento. 

Tradicionalmente, o FIDA homenageia personalidades notáveis da dança, tanto nacional quanto internacionalmente reconhecidas. Neste ano, o empresário João Marques dos Reis será homenageado postumamente.

"Esse ano não estou homenageando nenhum bailarino, estou homenageando uma pessoa que contribuiu de forma decisiva sempre colaborando com o Fida, colocando bailarina, professores, hospedados. Esse ano estou fazendo essa homenagem especial ao Joãozinho", declarou Clara Pinto.

Serviço

Abertura do Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA)

Data: quarta-feira, 18 de outubro;

Local: Theatro da Paz;

Aberto ao público.

Confira os principais espetáculos:

Mostra Competitiva

Local: Theatro da Paz;

Dia: 18/10 de 14h às 19h.

Teatro Estação Gasômetro:

Dia: 19 e 20/10;

Horário:  8h30 às 19h

Espetáculo noturno:

Local: Theatro da Paz

Dia: 19/10 (quinta-feira);

Horário: 19h30 

Homenagens Especiais / Troféu de Incentivo a Cultura e  Mostra Competitiva Prêmio Valores da Terra

  • Dia: 20/10;
  • Horário: 19h30.

Mostra de Dança - Shopping Boulevard

  • Dia: 21/10;
  • Horário: não informado.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA