Feira internacional realizada em Belém faz referência à cultura afro

A Fia Brasil abre nesta terça-feira, 29, e segue até o dia 27 de fevereiro, com entrada franca

Bruna Lima
fonte

Representantes do artesanato de vários cantos do mundo vão expor seus produtos a partir desta terça-feira, 29, até o dia 27 de fevereiro, no Parque Shopping Belém, na Feira Internacional Afro Brasil (Fia Brasil). O evento visa promover um intercâmbio cultural entre vários países do mundo, principalmente os africanos, por meio de produtos exclusivos. A entrada é gratuita.

Entre os objetos estarão tecidos, roupas, artesanatos, peças em madeira, lustres e louças em porcelana, todos representativos de países como: Índia, Indonésia, Peru, Bolívia, Colômbia, Senegal, Dubai, Tailândia, Paquistão, Rússia, e Brasil.

“Pensamos em promover a divulgação dessas culturas em Belém para que o público conheça outras realidades e possa trocar experiências enriquecedoras, além de poder adquirir produtos a preços especiais. É um evento perfeito para quem gostar de decorar a casa o ambiente de trabalho com peças de diferentes culturas”, explica Walmir Seabra, coordenador da feira.

Ele conta ainda que a cultura afro deve ser o grande destaque da Fia Brasil. “O ponto central da feira é a cultura afro, que está muito ligada à cultura brasileira e que nos influencia diretamente. É importante que o brasileiro conheça suas origens e seus costumes.

Aos finais de semana, até o final da feira, grupos culturais se apresentarão. Magno Nascimento, coordenador do Filho do Quilombo, que trabalha a sustentabilidade, identidade e cultura negra nas comunidades quilombolas África e Laranjituba, no município de Moju, é um dos responsáveis pela programação cultural da feira.

Ele diz que homenagear a cultura africana na feira é um momento oportuno, já que o Brasil e vários cantos do mundo vivem um racismo explícito. "É só as pessoas analisarem os espaços. Se você olha para os presídios, você vai perceber a maior presença de negros. E esse tipo de discussão precisa ser constantemente tratada. O nosso país é construído pela cultura Africana e é preciso ser valorizado", completa o coordenador da programação cultural do evento.

O artesão Mahi Deme vai expor roupas e peças típicas da cultura do Senegal, na África. “Sou artesão e vendedor de roupas africanas, participo de feiras em todo Brasil. Vou levar toda a diversidade da cultura africana, como as artes em madeira representando animais como elefantes, rinocerontes e outros mais”, conta o africano, que está na expectativa para conhecer Belém.

A Fia Brasil segue até o dia 27 de fevereiro, no hall do Parque Shopping, das 10h às 22h, com entrada franca.  Durante os dias de feira, os visitantes poderão conferir atrações culturais no espaço.

Serviço: 
Fia Brasil - Feira Internacional Afro Brasil
Data: De 29 de janeiro a 27 de fevereiro, das 10h às 22h (entrada franca) 
Local: Hall central do Parque Shopping (Avenida Augusto Montenegro) 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA