Exposição 'Amazônia Líquida' inicia temporada no Shopping Castanheira

As obras de Rose Maiorana e Tarso Sarraf levar o universo marajoara para o público da Região Metropolitana de Belém

O Liberal
fonte

A parceria entre a artista plástica Rose Maiorana e o fotógrafo Tarso Sarraf terá um novo capítulo a partir da próxima terça-feira, 05. O público interessado em artes visuais poderá conferir mais uma edição da Exposição "Amazônia Líquida”. Dessa vez, quem recebe a mostra é o Castanheira Shopping que deseja mostrar os vieses marajoara e amazônico dos artistas para o público de Belém e da Região Metropolitana.A exposição tem apoio cultural da Porte Engenharia, Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), Castanheira Shopping e Grupo Liberal.

VEJA MAIS:

image Artista plástica Rose Maiorana e Tarso Sarraf levam “Amazônia Líquida” para exposição em Búzios
Os paraenses terão a obra exposta na mostra “Novos Mares, Novas Cores” do dia 23 de fevereiro a 22 de março

image Rose Maiorana e Tarso Sarraf abrem a exposição 'Amazônia Líquida', em SP
A artista plástica intervém nas imagens do fotógrafo recriando as obras originais em tinta

image Artista plástica Rose Maiorana e fotógrafo Tarso Sarraf abrem exposição 'Amazônia Líquida' em Belém
As visitações são abertas ao pública e de forma gratuita, podem ocorrer das 14h às 18h, no Museu de Artes Brasil-Estados Unidos do CCBEU

Em processo de aperfeiçoamento constante, os artistas apresentam uma exposição que “revela e pinta uma amazônia líquida escassa e frágil de iniciativas de preservação e desenvolvimento socioambiental, mas que tem beleza para além das vulnerabilidades”, afirma a organização do evento. As obras destacam a paisagem amazônica e o cotidiano de comunidades ribeirinhas marajoaras.

Para Rose Maiorana, o convite do shopping foi recebido por ela como um presente. “Recebi o convite do amigo João Rodrigues e fiquei muito feliz por saber que o público que circula pelo Castanheira Shopping, que é o da chamada Grande Belém, envolvendo ali Belém e região metropolitana, vai poder conferir mais uma edição dessa exposição que já atravessou as fronteiras do nosso Pará e está fazendo muito sucesso pelo Brasil, graças a Deus. É a Amazônia e nosso Marajó recebendo o protagonismo que merecem”, celebra a artista.

Tarso Sarraf destaca a felicidade de ter a exposição novamente disponível ao público de Belém. “Como os olhos estão voltados para a Amazônia e a maioria das obras utilizadas são de imagens do Marajó, as pessoas se interessam pelo mundo que estamos mostrando, que traz, sim, as precariedades e dificuldades da vida dos ribeirinhos, mas também a riqueza cultural, a exuberância da natureza. Nós temos propriedade para falar de Amazônia porque nós estamos na Amazônia. Estou muito feliz de podermos mostrar mais uma vez esse trabalho”, destaca.

image Fotógrafo Tarso Sarraf e artista plástica Rose Maiorana (Foto: Fábio Pina)


A mostra é composta por 30 obras que, segundo o curador da exposição Sérgio Oliveira, seguem a mesma essência de todas as edições anteriores. “A edição traz obras que já circularam em outras edições e que terá a oportunidade agora de chegar em um novo público. Quem ganha com isso é a arte” comemora Sérgio Oliveira.


A gerente de marketing do Castanheira, Siane Menezes, explica o aspecto estratégico e geográfico da chegada da exposição ao shopping. “A mostra ‘Amazônia Líquida’ fala muito sobre nossa cultura, costumes e traz nosso DNA pelo olhar de uma artista plural e criativa como Rose Maiorana. Para o Castanheira Shopping é importante falar sobre a representatividade feminina nas artes, especialmente em um mês dedicado a elas. Sem contar que, geograficamente, o Castanheira Shopping está localizado na região metropolitana de Belém, estrategicamente situado na entrada e saída da capital pela rodovia BR-316. A região que abriga o shopping é carente de programações de cunho cultural e exposições como esta, então é uma oportunidade de encontro com a arte”, diz a gerente.


João Augusto Rodrigues, executivo do Grupo Líder e parceiro da exposição, também declara a alegria de fazer parte do projeto. “Exposições nesse formato, geralmente estão à disposição do público em galerias e museus, dificilmente em um shopping center. ‘Amazônia Líquida’, busca aproximar as pessoas da cultura e para isso trabalhamos para que o maior número delas tenha acesso a essa experiência, transmitida de forma leve, mas efetivamente educativa”, afirma.

image João Augusto Rodrigues, executivo do Grupo Líder e parceiro da exposição (Foto: O Liberal)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA