Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jabuti 2022

Na edição deste ano, prêmio irá homenagear a filósofa Sueli Carneiro

Thainá Dias

A Câmara Brasileira do Livro abriu na terça-feira (29), ao meio-dia, as inscrições para a 64ª edição do Prêmio Jabuti. O plano para esta edição é superar as mais de 3.400 inscrições recebidas no ano passado. O time curador, mais uma vez comandado por Marcos Marcionilo, resolveu manter os eixos: literatura, não ficção, produção editorial e inovação, e as vinte categorias como na edição passada.

Segundo Vitor Tavares, presidente da CBL, a edição deste ano consolida ainda mais o processo de aperfeiçoamento da premiação. “O Jabuti de 2022 mostra sua relevância diante das necessidades do público leitor. As atuais mudanças realizadas evidenciam que o objetivo é difundir a abrangência do prêmio, com a consolidação dessa nova formatação”, afirmou.

Entre as principais mudanças, a categoria “Biografia, documentário e reportagem” foi renomeada, passando a se chamar agora somente Biografia e reportagem. De acordo com o curador, Marcos Marcionilo, “depois de algumas observações, vimos a inexistência de documentário como gênero dessa categoria. O documentário tem uma definição mais audiovisual. Acreditamos na necessidade de insistir nessa configuração e consideramos que esse quadro dá uma boa abrangência ao prêmio”. explicou.

A edição também traz como objetivo reconhecer o lugar da arte do grafite na cultura brasileira como uma atitude antropofágica capaz de mover o pensamento e as artes. O objetivo é levar o grande público a ouvir, ver e ler outras centralidades, de extrema densidade criativa, estética e de conteúdo (negras, femininas, indígenas e de gêneros diversos). Assim como o grafite brasileiro, reconhecido em todo o mundo, o Jabuti quer ver o mesmo acontecer com a literatura.

 

Inscrições

As inscrições para o prêmio devem ser realizadas através do portal de serviços da CBL. Autores e editores possuem cadastro podem efetuar o login com o usuário preexistente, ou adicionar um novo, e selecionar “Prêmio Jabuti”. Já os novos usuários precisarão efetuar um cadastro, criar um login e uma senha, antes de selecionar “Prêmio Jabuti” e dar sequência à inscrição. O prazo para participar será de 29 de março, a partir das 12h, até as 18h do dia 26 de maio de 2022 (horário de Brasília).

Vale destacar que os valores das inscrições não foram alterados, inclusive já sendo o sexto ano que não há reajuste. Para Vitor Tavares, “cada uma das mudanças promove o amplo acesso ao maior prêmio do livro brasileiro. Realizar as inscrições por meio da plataforma de serviços da Câmara Brasileira do Livro oferece o acesso fácil para todos os participantes. Manter o mesmo valor de inscrição e o desconto democratiza ainda mais o acesso”, destacou.

 O público poderá auto indicar ou recomendar nomes para a composição do júri do Prêmio Jabuti, por meio da consulta pública, de 29 de março de 2022 a 27 de abril de 2022. Basta preencher o formulário disponível no site do Prêmio Jabuti. Os indicados são verificados e validados pelo Conselho Curador, que também é responsável por selecionar personalidades e profissionais de todo o País para complementar o júri.

Personalidade Literária

Todo ano, o Prêmio Jabuti celebra as figuras fundamentais da arte e do pensamento no país, em 2022, a homenageada é Sueli Carneiro. Escritora e filósofa, ela é um dos principais nomes na luta contra a desigualdade étnico-racial e de gênero no país. Sueli lutou pela implementação de cotas raciais nas universidades, por maior representatividade nas produções televisivas nacionais e pela dignidade da mulher negra.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA