CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Edital da Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica oferece seis bolsas remunerada

Projetos podem ser inscritos até o dia 04 de agosto no site da Fundação

Thainá Dias

Incentivar pesquisas e formação de bibliografia técnica é um dos objetivos do edital aberto pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, que convida especialistas, pesquisadores, técnicos e estudantes para se inscrever na terceira edição do Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga. Serão concedidas seis bolsas de R$ 45 mil cada. O concurso tem inscrições gratuitas e terminam no dia 4 de agosto.

Segundo a coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF), da Funarte, Isabel Mendes, “a coordenação do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte buscava, desde 2015, um formato de edital para concessão de bolsas de pesquisa em conservação fotográfica. Foram pensados diversos modelos até que, em 2018 a equipe elaborou o Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga, após consultas feitas a profissionais e acadêmicos da área. O objetivo era entender a carência de incentivo a pesquisas e formação de bibliografia técnica na área e de que forma a Funarte poderia suprir essa necessidade. Foi um trabalho cuidadoso de construção de um edital que segue evoluindo. Em 2022, recebeu mais um módulo e mais uma bolsa para ações e estudos realizados sobre gestão da preservação de acervos fotográficos no Brasil”, explicou.

Ainda de acordo com Isabel, “o edital em 2022 está na sua terceira edição e já pode ser considerado uma referência para pesquisadores e técnicos da área. As bolsas movimentam projetos relevantes e impulsionam o setor. Já os textos, resultantes das pesquisas, podem vir a ser publicados pela Funarte na coleção Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica, disponíveis para consulta e download gratuitos no nosso site”, destacou.

A coordenadora fala que a expectativa com o edital é estimular e disseminar a produção de conhecimento realizada por profissionais e estudantes que atuam na área. Sejam técnicos de instituições, responsáveis pela guarda de acervos fotográficos, conservadores, professores, fotógrafos ou estudantes. O processo seletivo inclui quatro módulos de concorrência: Ações e estudos sobre conservação e restauração fotográfica no Brasil; Ações e estudos sobre digitalização e preservação digital de acervos fotográficos no Brasil; Ações e estudos realizados sobre processos fotográficos históricos dos séculos XIX e XX; e Ações e estudos realizados sobre gestão da preservação de acervos fotográficos no Brasil.

Podem candidatar-se pessoas físicas, residentes em qualquer lugar do Brasil, que atuem nas áreas técnicas relacionadas ao concurso.  Os contemplados devem desenvolver um texto, tendo como base os Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica, mas especificamente, os de números 6,7 e 8, já editados pela Funarte. As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela internet.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA