'Greta' vence o 29º Cine Ceará- Festival Ibero-americano de Cinema.

O filme levou os prêmios de Melhor Ator (Marco Nanini), Melhor Direção (Armando Praça) e Melhor Longa-metragem

Redação Integrada
fonte

Estrelado por Marco Nanini, o filme "Greta", de Armando Praça, foi o grande vencedor do 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. O longa recebeu o Troféu Mucuripe nas categorias de Melhor Longa-metragem, Melhor Direção e Melhor Ator. A premiação aconteceu na noite da última sexta-feira, 6, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. 

A ficção "Greta" estreou no Cine Ceará. O longa conta a história de Pedro que trabalha em um hospital lotado, mas precisa liberar uma vaga para o atendimento da amiga Daniela. Para salvá-la, ele ajuda um jovem criminoso que está algemado a um leito a escapar e o leva para a própria casa. Daniela acaba falecendo e a relação com o criminoso o ajuda a superar a perda da amiga, mas também provoca mudanças surpreendentes nele e na forma de lidar com a solidão. O elenco traz Marco Nanini, Demick Lopes, Denise Weinberg e Gretta Sttar. A produção é da Segredo Filmes e da Carnaval Filmes e distribuição da Pandora Filmes.

O cineasta Armando Praça é um sociólogo cearense que trabalhou como assistente de direção, roteirista e preparador de elenco. Entre os curtas e médias que realizou estão "A mulher biônica", exibido no festival de curtas de Clermont Ferrand; "O amor do palhaço" e "Origem: destino e Parque de diversões". Greta é primeiro longa dele, que se prepara para filmar "Fortaleza Hotel" e também desenvolve os projetos "Ne me quitte pas" e "Cachoeira do descuido".

Durante a solenidade, o Matheus Nachtergaele foi homenageado pelo festival com o Troféu Eusélio Oliveira, que foi entregue pelo ator Luís Fernando Guimarães. O filme peruano "Canção sem Nome", de Melina León, conquistou os prêmios de Melhor Fotografia para Inti Briones, Melhor Trilha Sonora Original para Pauchi Sasaki, Prêmio Olhar Universitário e Prêmio da Crítica. Enquanto a coprodução cubana e alemã "A Viagem Extraordinária de Celeste García", de Arturo Infante, arrebatou os prêmios de Melhor Atriz para Maria Isabel Díaz, Melhor Roteiro para Arturo Infante e Melhor Montagem para Joanna Montero. O documentário "Ressaca", de Patrízia Landi e Vincent Rimbaux, recebeu o prêmio de Melhor Som para Romain Huonnic. E o longa cearense "Notícias do Fim do Mundo", de Rosemberg Cariry, conquistou o prêmio de Melhor Direção de Arte para Sérgio Silveira.  

image

Ismaelino Pinto (à direita), colunista de O Liberal, integrou o júri do festival pela Abraccine junto a Luiz Zanin e Cristina Parente (Rogério Resende)

Curtas - 

Na Competitiva Brasileira de Curta-metragem, o pernambucano "Marie", de Leo Tabosa, ganhou o Troféu Mucuripe de Melhor Curta, eleito pelo júri oficial da mostra. O filme também levou R$ 14 mil em serviços do Prêmio Mistika.

O júri oficial da mostra concedeu o Troféu Mucuripe de Melhor Direção para Giu Nishiyama e Pedro Nishi, de São Paulo, pelo filme "Livro e Meio". Esse curta também conquistou o Prêmio da Crítica para Curta-metragem.  

Já o potiguar "O Grande Amor de um Lobo", de Kennel Rogis e Adrianderson Barbosa, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. "Pop Ritual", de Mozart Freire, foi eleita a Melhor Produção Cearense e também levou garantiu os prêmios especiais Olhar Universitário, CTAV – Centro Técnico Audiovisual (20 horas em serviço de mixagem) e Link Digital  (serviços de finalização).  

O alagoano "Ilhas de Calor", de Ulisses Arthur, conquistou o Troféu Samburá de Melhor Curta-metragem e o paulista "Rua Augusta, 1029", de Mirrah Iañez, ganhou o Troféu Samburá de Melhor Direção. Esse prêmio foi oferecido pelo Vida & Arte - Fundação Demócrito Rocha.

Já o Prêmio Canal Brasil de Curta-metragem, de R$ 15 mil, foi concedido a "O grande amor de um lobo". 

Mostra Cearense -

A  Mostra Olhar do Ceará premiou dois filmes em cinco categorias: O longa "Currais", de David Aguiar e Sabina Colares, levou Melhor Longa-metragem. O curta "Aqueles Dois", de Émerson Maranhão, ganhou Melhor Curta-metragem, Prêmio Mistika, Prêmio Unifor de Cinema e o Prêmio CTAV.

O Cine Ceará em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), lançou este ano o Prêmio Água e Futuro, voltado para filmes captados em aparelhos celulares. O vencedor, escolhido pelo Júri Olhar Universitário, foi "Olho D´água", de Anália Alencar.

O 29º Cine Ceará iniciou no último dia 30. O festival foi realizado pela Secretaria Especial da Cultura, do governo federal, Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes, com apoio do governo do estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza.

Confira a lista completa dos vencedores aqui

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA