CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Carlinhos de Jesus fala após vídeo dançando brega em Belém: "Se deixarem, volto amanhã"

O coreógrafo esteve na capital paraense duas vezes no mês do outubro, sendo uma delas para prestigiar o Círio de Nazaré

Amanda Martins
fonte

A cidade de Belém recebeu várias visitas de celebridades e artistas no mês de outubro. Uma delas foi do dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, que esteve mais uma vez na capital paraense para prestigiar o Círio de Nazaré e cumprir agenda de compromissos. Em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal, ele afirmou que possui uma relação com a Cidade das Mangueiras repleta de emoção, cultura e, principalmente, espiritualidade. 

VEJA MAIS

image Carlinhos de Jesus compartilha vídeo dançando brega em Belém
A presença do artista é constante no estado há 40 anos; Vários ritmos locais já foram divulgados por ele

image Círio 2023: Carlinhos de Jesus participa da procissão e afirma ter feito pedido para 'Nazinha'
O dançarino natural do Rio de Janeiro é Cidadão do Pará reconhecido pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e pretende voltar ao Círio no próximo ano

image Ex-jurado do Rainha das Rainhas, Carlinhos de Jesus celebra brega no palco do ‘Domingão’
O coreógrafo elogiou a escolha do brega como o ritmo que embalou a repescagem do "Dança dos Famosos". Na fala, ele destacou a “resistência” do estilo que nasceu nas periferias paraenses

Carlinhos de Jesus foi embora de Belém no último domingo (22) em uma rápida estadia com o propósito de participar da entrega de prêmios relacionados ao Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA) que completou 30 anos. Ele participa do evento desde sua primeira edição e considera-o como uma parte essencial para se aproximar e conhecer a capital paraense, além de aprender mais sobre uma das maiores celebrações religiosas do Brasil, que ocorre na mesma época do festival. 

“Toda vez que vou à Belém corresponde a dez sessões de terapia”, disse o dançarino aos risos, acrescentando que chegou a ganhar o título de cidadão paraense na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), como reconhecimento de sua forte ligação com a cidade e sua cultura.

image 'Paraense', Carlinhos de Jesus fala do amor pelo Pará e da aposentadoria 
O dançarino recebeu o título de cidadão paraense

image Carlinhos de Jesus recebe título de Cidadão do Pará reconhecido pela Alepa
A presença do artista é constante no estado há 40 anos. Vários ritmos locais já foram levados por ele para o mundo durante viagens

Uma vez ao ano Carlinhos diz conseguir voltar ao Pará para participar do Fida. Apesar de não ter próximos planos para 2023, não deixa fechada a oportunidade de retornar quando surgir uma. “Se deixarem, eu volto amanhã mesmo”, disse brincando. 

Relação com o Círio de Nazaré

Questionado sobre a relação dom o Círio, o dançarino afirmou que vivenciar a experiência de participação da procissão é como sentir uma emoção diferente. “É um arrepio, uma sensação de moção diferente da alegria de estar nos sambas, é uma emoção de fé, de resiliência, de empatia, de você se colocar no lugar do outro”, complementou.  

O dançarino diz até hoje ficar impressionado com a imensidão da festividade. “Para mim, é a maior manifestação de fé que eu já vi no Brasil, fora só em Roma com o Papa que são milhões e milhões de pessoas”, observou.

No Círio de Nazaré deste ano, Carlinhos de Jesus fez uma promessa, que se conquistar voltará para paga-lá, independendo se vier a compromisso para Belém novamente. “Voltarei tamanha a minha fé e a certeza que Nossa Senhora de Nazaré irá me atender”, declarou.

Coreógrafo elogia riqueza cultural e gastronômica 

Além da dança e da espiritualidade do Círio, Carlinhos de Jesus é cativado pela gastronomia paraense. Ele não hesita em elogiar a culinária regional, mencionando que a cidade o surpreende a cada visita: “Dessa última vez eu aprendi comer a maniçoba e adorei. Então, sempre vou à Belém, eu procuro fazer um passeio gastronômico, porque ela [a gastronomia] é muito rica e intensa”. 

A música regional também desempenha um papel importante que o coreógrafo se apaixonasse ainda mais pela cidade. Carlinhos de Jesus afirmou que gosta de explorar a música local e até se aventurar nas danças típicas, como, por exemplo, o brega. Nos últimos dias, ele compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que aparece um bar noturno, no bairro da Campina, fazendo alguns passos do ritmo. 

“Eu gosto de ver a música local, então, ontem eu fui em uma casa de show, e quando chegamos, estava tocando sertanejo,  isso nós ouvimos em todo lugar, mas quando a cantora começou a cantar brega. Eu disse: 'gente, não me levem a mal, eu quero ir para a pista'. A cantora me chamou para o palco e começamos dançar. O brega traz uma representatividade importante”, ressaltou Carlinhos de Jesus ao relembrar o episódio. 

Para o dançarino, o brega, durante muito tempo subestimado, tem ganhado destaque em todo o Brasil. Ele enfatiza como a música desse gênero é contagiante e carrega uma identidade importante.  

“Os artistas regionais que estão propagando a música, isso tomou o Brasil inteiro, que hoje dançar brega é chique, até fazendo alusão as palavras, porque agora ele tem identidade, é cantada por todos os brasileiros e dançada. A Joelma apresentou o brega calipso, uma forma que ela trouxe, e agora, com a visibilidade do Rolon Ho que ganhou a Dança dos Famosos por mérito. A música do brega é contagiante”, acrescentou Carlinhos de Jesus.

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Celebridades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA