CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cartola recebe homenagem do Google; aniversário de 115 anos

Cartola, cantor fundador da Mangueira é considerado um dos maiores nomes da música nacional

O Liberal
fonte

O cantor e compositor Cartola completaria 115 anos nesta quarta-feira (11) se estivesse vivo. Com um legado reconhecido nacionalmente, o fundador da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro, recebeu uma homenagem do Google, com um doodle – alteração temporária na logo, com fatos sobre o homenageado – onde é possível ouvir a canção “Preciso me encontrar”. 

VEJA MAIS

image Paulinho da Viola completa 80 anos com a elegância do príncipe do samba
Cantor e compositor é um dos maiores do samba brasileiro e herdeiro musical de Cartola

Considerado um dos maiores nomes da música popular nacional, o artista está sendo homenageado pela plataforma de busca, que disponibilizou uma de suas músicas para ser ouvida pelos internautas: "Preciso me encontrar".

Cartola se estabeleceu no morro da Mangueira aos 11 anos. Na adolescência criou o bloco de carnaval “Bloco dos Arengueiros”, que depois se tornou a "Estação Primeira", fazendo referência à primeira parada dos trens que saiam do subúrbio. 

O gênio do samba também foi homenageado no teatro, com o espetáculo Musical “Cartola – O Mundo é um Moinho”, idealizado pelo ator e produtor Jô Santana, com dramaturgia de Artur Xexéo.

Cartola faleceu aos 72 anos, no dia 30 de novembro de 1980, devido à saúde debilitada e também por conta de um câncer na tireóide. Até seus últimos momentos ele passou no morro da Mangueira, ao lado da esposa Dona Zica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA