Biografia de militante paraense Neuton Miranda é lançada na Feira Pan-Amazônica do Livro

Professora Leila Mourão e jornalista Ismael Machado lançaram pela editora pública Dalcídio Jurandir a história do ex-militante comunista que combateu a ditadura

Vito Gemaque
fonte

A história do militante comunista paraense Neuton Miranda poderá ser conhecida por todas as pessoas a partir de agora. A editora pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA), lançou na noite deste domingo (10) o livro “Neuton Miranda - Memórias de Resistência e Luta por Liberdade Política”, da professora doutora Leila Mourão e do jornalista Ismael Machado. A publicação fala de toda a história de vida do militante que foi perseguido na ditadura militar e se tornou gestor de órgãos ligados à habitação e à terra no Estado do Pará. A obra vinha sendo produzida desde 2018.

Neuton Miranda foi militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Nascido em Marabá, sul do Pará, em 22 de março de 1948, estudou Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, quando ingressou no movimento estudantil, onde chegou a ser vice-presidente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), na gestão de Honestino Guimarães. Neuton foi um dos vários líderes políticos perseguidos durante a ditadura militar, período em que houve censura, torturas, desaparecimentos e repressão política.

VEJA MAIS

image Linn da Quebrada se apresenta hoje na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
A cantora fará parte da programação destinada à “Vozes da Diversidade e Inclusão”.

image Governador Helder Barbalho visita a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Feira teve movimento intenso durante o domingo com uma longa fila se formando de tarde do lado de fora do evento

image Abertura da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes encanta Belém
A Secretaria de Cultura do Pará (Secult) espera receber cerca de 400 mil pessoas nesta edição.

“É um momento muito especial, de alegria e ao mesmo tempo de muita saudade de Neuton, mas eu acho que a história das pessoas que se dedicaram a vida toda à defesa da liberdade, da democracia e da justiça neste país tem que ser sempre colocada a público para servir de incentivo e mostrar que valeu a pena”, destacou Leila Mourão.

Para o jornalista e escritor Ismael Machado, que chega ao sétimo livro publicado com a biografia de Neuton Miranda, a obra é importante para reconhecer a relevância desta figura política. “Neuton Miranda, enquanto liderança política e gestor, tinha uma grande elevância e isso não foi bem reconhecido até hoje. Quero que ele seja reconhecido como ator político importante”, afirmou.

“A história começa com uma coisa cinematográfica. Neuton se disfarçando de músico de baile, onde estava todo o pessoal da repressão, e ele consegue fugir. O livro é uma aventura de época e também uma história de amor, porque ele e a professora Leila se conhecerem enquanto militantes em Belo Horizonte. É uma história de amor e revolução, em prol de uma democracia. A professora Leila que está com todos os parabéns”, agradeceu.

O coordenador da Editora da Ioepa, Moisés Alves, ressaltou que após quatro anos de existência a editora pública Dalcídio Jurandir já publicou quase 200 obras no total. Já foram impressas quase 100 mil unidades de livros de diferentes títulos. “A nós, enquanto editora pública do Estado, nos interessa publicar autores fora de catálogo. Lançamos editais públicos para novos escritores, produções científicas com parcerias interinstitucionais e parceria para obras comerciais. Outro detalhe importante é que quando um escritor procura uma editora privada, ela fica com cinco anos dos direitos autorais e 50% de toda a venda; já na editora Dalcídio Jurandir nós liberamos os direitos autorais e o escritor fica com uma parte da publicação, o que dá liberdade para o autor produzir em outra editora se quiser”, detalhou.

A biografia “Neuton Miranda - Memórias de Resistência e Luta por Liberdade Política” tem nove capítulos, 493 páginas e foi inserida na linha de publicações Científicas, Acadêmicas e Relações Interinstitucionais, produzida em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e com emenda parlamentar do ex-senador Paulo Rocha.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA