Ministra do Meio Ambiente confirma oficialmente Belém como sede da COP-30

Marina Silva citou nesta segunda-feira (11), Belém como sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP-30, em 2025. O pronunciamento foi feito durante plenária em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Mariana Azevedo
fonte

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, citou, nesta segunda-feira (11) Belém como sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP-30, em 2025. O pronunciamento foi feito durante plenária da COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A ministra agradeceu pela confiança dada ao Brasil para sediar a COP-30. "A COP-30 será realizada em Belém, capital do estado do Pará. Estou especialmente tocada, pela indicação da Amazônia onde nasci e cresci para receber esta conferência", disse a ministra.

A COP da floresta será entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, e colocará Belém como centro das discussões sobre mudanças climáticas do mundo.

VEJA MAIS 

image Azerbaijão é confirmado como sede da COP 29, no ano de 2024
Evento será realizado entre os dias 11 e 22 de novembro

image Secretário-geral da ONU defende fim dos combustíveis fósseis por calendário proposto pelo Brasil
A proposição brasileira prevê que países desenvolvidos devem iniciar antes a transição energética

image Documento da COP 28 sobre adaptações precisa ser mais claro sobre metas, diz diretora de ONG
De acordo com Karen Oliveira, da The Nature Conservancy Brasil, texto é positivo, mas não pode ser somente um “grande carta de intenções”

Marina disse ainda que a COP-30 será a chave para definir as novas NDC's (Contribuição Nacionalmente Determinada) que segundo ela, serão fundamentais para que seja alcançado desafio de 1,5 grau.

"A Amazônia nos mostra o quanto as convenções estão entrelaçadas nos seus desafios, mas também nas soluções sinérgicas que abarcam. Agradecemos à presidência da COP28 pela sua hospitalidade e pelo senso de urgência que inste todos nós para que saiamos daqui com resultados concretos, não só de perdas e danos, mas também no balanço global", comentou.

"Saudo a escolha do Azerbaijão como país anfitrião da COP-29, sabemos dos desafios que lá teremos, com a necessidade do alinhamento dos temas de financiamento e meios de implementação que podem nos levar aos desafios de 1,5 graus. Entendemos nossa responsabilidade de caminharmos juntos, da estrela do Norte, para o cruzeiro do Sul dos céus da Amazônia", finalizou. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 28
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!