Economia com E

Elisa Vaz

Jornalista, repórter e apresentadora. Aqui na coluna, a economia é tratada de forma descomplicada, com dicas práticas para o seu bolso e na linguagem do dia a dia. Afinal, economia é para todo mundo.

Mesmo buscando economia, 49% dos paraenses devem gastar com presentes na Páscoa

Elisa Vaz
fonte

A chegada da Páscoa, que neste ano será celebrada no dia 31 deste mês, movimenta o comércio local. Para além do significado religioso da data, o mercado aproveita o período para tirar do estoque produtos como barras, caixas e os tradicionais ovos de chocolates. Neste ano, 49% dos paraenses devem presentear alguém nesta época, segundo pesquisa da plataforma Tim Ads enviada com exclusividade à coluna.

Entre os consumidores que devem gastar com a Páscoa, 25% dos entrevistados paraenses vão presentear apenas crianças. O levantamento revela ainda que 34% dos entrevistados planejam gastar até R$ 50 em presentes e 30%, até R$ 100. Sobre o tipo de produto adquirido até a Semana Santa, 23% dos paraenses têm a intenção de comprar ovos de Páscoa, enquanto outros 23% escolherão outros tipos de chocolates e 10% optarão por “lembranças” ou presentes manuais.

VEJA MAIS

image 20% mais caros, ovos de Páscoa ainda não atraem consumidores em Belém
Além do preço, a distância da data, que será comemorada daqui a mais de 40 dias, pode explicar a baixa procura

image Lojas Americanas oferece venda de ovo da Páscoa com saldo do FGTS e vira alvo de críticas
Empresa oferta a linha de crédito por meio da conta digital Ame. Sugestão causa polêmica nas redes sociais

image Confeiteiros de Belém apostam em inovação para a Páscoa
Sabores diversificados e embalagens reutilizáveis estão entre as novidades

Com opções mais acessíveis em 2024, a pesquisa revela a preferência do consumidor paraense por economia, mas sem abrir mão da tradição de presentear durante a Páscoa. Ainda de acordo com o estudo, 28% das pessoas responderam estar pesquisando em lojas físicas, como supermercados, atacadistas e pequenos comércios; contra 19% que estão fazendo buscas em lojas online.

Diretor de Data Monetization da Tim, Leonardo Siqueira diz que as estratégias revelam a atenção do consumidor brasileiro em buscar economia para não abrir mão de presentear durante a Páscoa. De olho em descontos, 29% afirmaram, na pesquisa, que pagarão em dinheiro, e outros 22% por meio do PIX, contra 18% que pretendem utilizar o cartão de crédito. A pesquisa foi realizada em fevereiro, em uma amostragem predominantemente jovem, com 76% dos participantes tendo até 35 anos.

Economia na Páscoa

Para o economista Valfredo de Farias, uma das formas de economizar no período é fazer pesquisas em várias lojas. “Já vi nos supermercados grandes diferenças entre ovos de Páscoa e chocolates, então, se o consumidor de fato pesquisar bastante, com certeza vai conseguir economizar”, afirma. Outra dica do profissional é evitar as marcas mais “gourmetizadas”, e procurar uma alternativa de segunda linha, mas mantendo a qualidade.

A busca por ovos de Páscoa artesanais, geralmente vendidos por encomenda, também é uma saída. “Muitas vezes eles são mais baratos do que os ovos industriais”, destaca. E, em relação à forma de pagamento, Valfredo recomenda ter coerência no uso do cartão de crédito e priorizar os pagamentos à vista.

Veja dicas de como economizar na Páscoa

1- Faça pesquisas de preços em lojas físicas e virtuais antes de comprar
2- Evite as marcas mais caras e gourmetizadas; dê preferência para as que ficam na média
3- Compre ovos de Páscoa menores, principalmente se for presentear várias pessoas
4- Verifique o preço dos ovos de Páscoa artesanais, feitos por encomenda
5- Caso o preço seja alto para você, opte por barras de chocolate, caixas de bombons ou faça seu próprio ovo em casa

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia com E
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!