CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2023: fiéis lotam ruas para homenagear Nossa Senhora em 20ª edição do Círio Naval

Militares e público em geral marcam presença na procissão repleta de emoção e fé

Maiza Santos / Especial para O Liberal

O Círio Naval celebra a 20ª edição neste domingo (17). A festa é uma homenagem da Marinha do Brasil à Nossa Senhora de Nazaré e levou centenas de devotos às ruas em um momento de muita emoção e fé. Guiado pelo tema “Maria, Mãe da Esperança”, a programação também é em comemoração às duas décadas de realização da procissão, que percorre vários bairros de Ananindeua, na grande Belém.

VEJA MAIS

image Círio 2023: artesãos de Abaetetuba aceleram produção para garantir tradição dos brinquedos de miriti
Eles estão correndo contra o tempo porque, em maio deste ano, houve o Festival do Miriti, naquele município, durante o qual os artesãos venderam todo o estoque de brinquedos

image Círio 2023: Marinha anuncia aplicativo gratuito para monitorar embarcações no Círio Fluvial
De acordo com o 4º Distrito Naval, a grande novidade para a festividade neste ano garante segurança e tranquilidade durante o percurso

Como tradição, os devotos saíram da Vila do Albatroz, no Conjunto Marex, e percorreram aproximadamente quatro quilômetros rumo à Vila Naval Espadarte, em Val-de-Cães. Organizada pela paróquia militar de Santo Amaro e Nossa Senhora dos Navegantes, que pertence ao Comando do 4° Distrito Naval, a festa contou com um grupo de canto e um trio elétrico que animou os moradores da área, militares e civis no cortejo. Os fiéis, que levaram toda a família para a procissão, também realizaram diversas homenagens à padroeira paraense. 

Mariana Jardim, que é cabeleireira, esteve com as duas filhas na procissão. Participando pela primeira vez do evento, ela destaca que a emoção tomou conta ao ver a filha vestida como anjo. “A minha filha faz parte da catequese e este ano veio como anjo, achei tão lindo como eles fizeram tudo. Eu acho tão importante esse movimento e a união. A comunidade abraça tudo isso e nos faz sentir muito especial, é uma emoção única. É um sentimento inexplicável estar aqui. Quem é devoto deveria participar ao menos uma vez”, diz.

Ao verem Nossa Senhora passando pela rua, muitas pessoas se uniram à procissão. Felizes em estar tão perto da padroeira, a população buscava um espaço próximo a corda para expressar a fé em um momento de emoção.

Milena Sá, de 45 anos, é coordenadora dos servidores do altar no evento. Ela relata a felicidade poder servir e ver de perto a devoção dos participantes na festa religiosa. “Eu frequento a paróquia a três anos, mas é a primeira vez que estou aqui participando e servindo. Estar aqui me traz muita alegria, leveza e aumenta o sentimento de servidão e gratidão à Nossa Senhora, nossa mãe”, declara. 

Após concluir o percurso que passou pelos conjuntos Marex, Providência e Promorar, foi realizada a Santa Missa na quadra do Colégio Almirante Renato Guillobel, situado na avenida Arthur Bernardes, que encerrou a festividade do Círio Naval neste ano. 

círio-naval

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!