Círio 2023: Imagem Original retorna ao Glória da Basílica Santuário em meio a muita emoção

O retorno ao Glória, altar-mor da Basílica, marca um momento de encerramento da festividade nazarena em Belém

Dilson Pimentel
fonte

Fiéis lotaram a Basílica Santuário de Nazaré, nesta segunda-feira, 23, para acompanhar a cerimônia de subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, o altar-mor da Igreja. Esse é um dos momentos mais emocionantes do Círio de Nazaré.

A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. “Caríssimos irmãos e irmãs, é com imensa alegria que chegamos, nesta manhã, a esse encontro em Nossa Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré”, disse ele, às 6 da manhã.

Destacando a participação das pessoas durante os 15 dias de festividade do Círio, o arcebispo disse que é “impressionante como todos se sentem participantes. Este é o sentido da nossa presença nesta manhã bem cedinho na Basílica”, afirmou. Logo em seguida, houve a subida da Imagem Original ao Glória, quando o altar-mor se iluminou. 

 

Às 5 horas, a funcionária pública Rosângela Borges, 57 anos, já estava na Basílica. É a primeira vez que participa da cerimônia, apesar de acompanhar o Círio há 37 anos. E já estava emocionada. Com lágrimas nos olhos, ela disse que veio agradecer Nossa Senhora de Nazaré pelas graças alcançadas. E também aproveitou para fazer um pedido.

O também funcionário público Carlos Macedo de Melo, 64, participa desse momento há mais de 30 anos. "Venho agradecer pela minha saúde e da minha família. Pelo meu trabalho. E pedir proteção. É um momento mais de agradecer", contou. 

A senhora Lindonar Gomes Cavalcante, 78, participa dessa cerimônia há 50 anos. Ela estava com uma imagem pequena de Nossa Senhora de Nazaré. Agradeceu por sua saúde. Há alguns anos fez uma cirurgia muito complexa. "Fiquei de barriga aberta. Perdi alguns órgãos", contou. "Eu pesava 78 kg e fiquei com 28. Mas, graças a Deus e graças à Nossa Senhora, estou bem de saúde", contou.

image Lindomar Cavalcante (Foto: Igor Mota | O Liberal)

Antes da cerimônia, foram distribuídos lenços brancos para os fiéis. A Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré havia sido retirada do Glória no começo deste mês, dia 7 de outubro. 

Retorno ao Glória

A Imagem Original de Maria havia sido retirada do Glória onde fica durante o ano e é colocada em um altar mais próximo dos fiéis. Essa cerimônia simboliza a aproximação da Mãe de Nazaré com seus filhos ocorreu por volta de 12h20 e foi realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

“A imagem original de Plácido vai descer para ficar mais perto do nosso povo, durante todos esses dias da quadra nazarena. É Círio outra vez, só que o Círio não se repete. Se você estiver centenas de vezes no Círio, a graça é nova. Então, Deus não se repete” disse, naquela ocasião, Dom Alberto.

Antes da cerimônia desta segunda-feira, muitos devotos se aproximaram do altar e fizeram fotos e vídeos da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!