CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nova fórmula para tomar água: Como calcular o quanto você deve beber por dia?

Cálculo pode ser feito a partir do seu peso; beber 2 litros não vale para todos

Vitória Reimão
fonte

Todos sabemos que beber bastante água é vital para a nossa saúde. O corpo humano é constituído de cerca de 60% a 70% de água. Porém, é difícil saber a quantidade ideal para o consumo diário de líquido. Para saber a medida exata, existe uma fórmula que indica quanto cada pessoa deve consumir de água por dia. Mas, para isso, deve-se levar em conta outros fatores, como a prática de atividade física e se ocorre muita transpiração de suor.

Em média, como já era de conhecimento geral, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. Porém, a quantidade pode variar conforme o peso ou se ocorre a prática de exercícios, caso a pessoa pratique algum esporte, por exemplo.

A conta que deve ser feita envolve um cálculo individual. É necessário multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Tomando como exemplo uma pessoa que pesa em torno de 55 quilos, o recomendado é que ela consuma pelo menos 1,9 litros diariamente.

VEJA MAIS:

image Entenda a importância da água para o corpo humano
Líquido é essencial para manter diversas funções do organismo

image Dia Mundial da Água: criançada dá ‘show’ de conscientização
Data é lembrada com ações cotidianas do público infantil voltadas para preservação hídrica

image Consumidores e vendedores de Belém relatam sentir aumento no preço do garrafão de água mineral
Em alguns bairros da capital, a diferença chega a até R$ 2,50 e tem impacto no orçamento das famílias

Segundo especialistas ouvidos pelo portal G1, a água é insubstituível e o ideal é que os dois litros sejam apenas de água, sem envolver o liquido que está presente em alimentos ou outras bebidas que podem ser ingeridos ao longo do dia. Para isso, cada pessoa deve beber pequenas quantidades de água durante manhã, tarde e noite, pois a melhor hidratação deve ser feita de forma gradual.

Médicos alertam para o caso de pessoas que passam o dia todo sem beber uma gota de água e à noite tomam um litro de uma vez só. Isso é extremamente danoso à saúde. Os pacientes que têm problemas cardíacos específicos ou outras comorbidades e, por conta disso, têm restrições para  ingestão de água, podem beber apenas 1 ou 1,5 litro por dia. 

A nutróloga e geriatra Mariana Carvalho afirma que os idosos também tendem a sentir menos sede.  "Conforme vão envelhecendo, as pessoas vão perdendo o centro da sede e tendem a ficar mais desidratadas", disse.

O consumo de água diário pode aumentar para 3,5 até 4 litros para as pessoas que suam mais e estão em locais quentes e secos ou praticam esportes e atividades físicas. Para variar na ingestão do líquido, os especialistas ressaltam que o ideal é fazer isso com a própria água, pois não dá para substituir um copo de água por refrigerante ou um copo de suco. A dica do endocrinologista Madson Queiroz de Almeida, presidente do Departamento de Adrenal e Hipertensão da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), é, em determinados momentos, "tomar água aromatizada, com fruta ou gás para variar um pouco e ajudar no paladar”. 

Faz mal tomar água em pouca quantidade ou em excesso? 

Quando você está desidratado, o principal sinal é a sede. Não tomar água ao longo do dia causa a desidratação, resultando em problemas de saúde a curto prazo, como intestino preso e pedras no rins.

Mariana afirma que a desidratação também causa alterações na urina, que pode ficar mais escura e ter mau cheiro. "Quando você tem sintomas de sede, você já deveria estar bebendo água há muito tempo", explicou a nútrologa.

Entretanto, beber água em excesso pode prejudicar a saúde. A médica conta que este excesso de água pode causar uma maior diluição do corpo humano e hiponatremia, que se refere a uma baixa concentração de sódio no sangue. Quando ocorre esse problema, os principais sintomas são dor de cabeça, náuseas e confusão mental

O excesso de água pode levar à morte em alguns casos, dependendo do estado de saúde da pessoa e de alguma restrição ou comorbidade que ela possa ter. 

Benefícios da água:

Beber água de forma regular e gradual é o ideal de acordo com as suas necessidade diárias e geográficas, segundo especialistas. Garantindo o equilibro no consumo do líquido, o resultado é uma séria de benefícios para o corpo e saúde. 

As vantagens envolvem a hidratação na pele e mantém o nível de água corporal adequado. Além disso, a água regula a temperatura do corpo e lubrifica as articulações, melhora o funcionamento do intestino e dos rins, assim como desintoxica o organismo

Quem não tem o hábito de beber água com frequência precisa adotar táticas ao longo do dia para se manter hidratado. O principal método é sempre manter uma garrafinha de água por perto

A especialista em nutrologia diz que indica aos pacientes o uso diário de uma garrafa, para conseguir medir e quantificar o líquido e, consequentemente, qualificar. "Serve para policiar, incentivar e metrificar a quantidade de água que você está bebendo”, explicou. 

Garrafinhas pet de 500 ml são uma opção boa e de baixo custo, além de ser uma alternativa de medição. Elas são vendidas por R$ 2 nos supermercados. Por essa tendência ter viralizado nas redes sociais, já há garrafas aparecendo nas listas de mais vendidas nos principais sites do país, como é o caso do novo modelo que apresenta frases motivacionais, o que pode servir de incentivo adicional. 

Além das garrafas, os preguiçosos da hidratação também podem adotar outros métodos como beber dois corpos de água ao acordar, assim como beber água após as refeições. Também é necessário tomar um gole de água após um cafezinho, e um método eficaz é colocar alarmes no celular ou em relógios digitais, que avisam que é hora de beber água. 

Por que é bom beber água? 

Água é essencial para manter o funcionamento do corpo 

-> Regular a temperatura do corpo
-> Hidrata a pele
-> Lubrifica as articulações
-> Melhora o funcionamento do intestino
-> Desintoxica o organismo

Quanto de água devemos beber por dia?

2 litros 

Cálculo Individual:

35 ml x kg do corpo

Exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 1,9 litro de água por dia

35 ml x 55g 
19 litro/dia

*Média para adultos

 FONTE: G1

(*Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL