Jovem morre durante cirurgia plástica aos 25 anos; entenda o caso

A jovem passou pela anestesia, mas durante a cirurgia teve uma parada cardiorrespiratória. De acordo com familiares, a cirurgia era um sonho

O Liberal

Uma jovem morreu, aos 25 anos, durante um procedimento de lipoaspiração. A moça foi identificada como Dayana Loy de Oliveira Freire, saiu de Itaberaí para Goaiânia (GO) e teve complicações durante a cirurgia, na terça-feira (12). A Polícia está investigando o caso como morte acidental, mas a família não acredita e cobra explicações do médico Bruno Granieri.

O sonho da jovem era realizar essa cirurgia e ela foi acompanhada dos pais até a capital. Dayana iniciou os procedimentos no Hospital Jacob Facuri, foi anestesiada, mas durante a cirurgia teve uma parada cardiorrespiratória. Ao G1, Bruno disse que seguiu os protocolos. “Foram adotados os protocolos prescritos para o caso por toda equipe médica presente, todavia não houve resposta e a paciente veio a óbito”.

A família alega que o próprio médico foi avisar ao casal no apartamento que a jovem tinha dado entrada na UTI. "Isso não acontece com frequência. Eles tentaram reanimar ela por 3 horas”, afirma o tio da jovem, Gilberto Martins. Após a morte, a família registrou um boletim de ocorrência para que o caso fosse apurado. “Vamos aguardar o resultado dos exames para que tenhamos uma decisão jurídica, mas temos diversas informações de casos parecidos, que o mesmo médico fez o procedimento e o paciente veio a óbito”, lamenta Gilberto.

Gilberto descreve a sobrinha como uma garota "cheia de vida". “Era uma menina muito responsável. Formada, independente, pagou uns R$ 50 mil nessa cirurgia com dinheiro que ela juntou. Sempre cuidou da vó e da mãe”, lembra.

VEJA MAIS 

image Mulher é presa acusada de usar motor de geladeira em procedimentos de lipoaspiração
Suspeita enfrentará acusações por exercício ilegal das profissões médica e farmacêutica e ambém poderá responder por tráfico de substâncias entorpecentes

image Ex-BBB Eliezer retira mamas grandes em cirurgia e faz lipoaspiração: 'estou sem meus peitos'
Ex-BBB revelou que tem o diagnóstico de ginecomastia, desenvolvimento anormal de mamas nos homens

O que disse a Polícia Civil? 

O delegado responsável pelo caso, Paulo Ribeiro, informou que ainda não sabe detalhes de quais foram as complicações que a jovem teve durante a cirurgia. Isso porque, segundo ele, o registro de ocorrência foi "sucinto". “Só após o Laudo Cadavérico e análise dos exames pré-operatórios e prontuário da vítima que podemos aferir se houve ou não erro médico. Os familiares também serão intimados para prestarem esclarecimentos sobre o fato”, informou.

image Tatuadora tem braço amputado após fazer lipoescultura; vídeo
Segundo Camila, ela teve trombose em decorrência da aplicação de um medicamento errado

O que disse a defesa do Bruno Granieri? 

Por meio de nota, a defesa de Bruno Granieri afirmou que:

"O médico, cirurgião plástico, vem através de sua advogada Luciana Castro, OAB/GO 20872, manifestar-se sobre o óbito de sua paciente Dayana Loy de Oliveira Freire, ocorrida ontem, 13/09/2023 bem como a acusações de erro médico cometido em outras pacientes. Acima de tudo, o médico ora acusado lamenta profundamente a perda de sua paciente e está à disposição da família para maiores esclarecimentos. Quanto aos fatos, informamos que, em razão do dever de sigilo, o médico não poderá fornecer detalhes técnicos sobre o caso, sob pena de infringir disposições do Código de Ética Médica, bem como do Código Penal Brasileiro.

Temos o dever de esclarecer, todavia, que a paciente apresentou intercorrência durante o procedimento, sendo que imediatamente foram adotados os protocolos prescritos para o caso por toda equipe médica presente, mas não houve resposta e a paciente veio a óbito. Informamos que por decisão da família da paciente, esta foi encaminhada ao Instituto Médico Legal para apuração. Estaremos à disposição, acompanharemos e prestaremos todas as informações pertinentes ao caso, estamos à disposição.

O médico acusado tem plena convicção de seus atos e que nada foi realizado fora da técnica médica indicada para o caso. Reiteramos que lamentamos o ocorrido e nos consternamos com a dor enfrentada pela família da paciente Dayana Loy de Oliveira Freire e esperamos a apuração dos fatos que levaram a seu óbito de forma tão prematura. Quanto as acusações de 'erro médico' (falando deste caso e de quaisquer outros) informamos que todos os fatos estão sendo apurados pela justiça, mas temos a certeza de que será comprovado que não houve falha ou negligência profissional a qualquer tempo.

Devemos aqui ressaltar que a medicina não é uma ciência exata e que complicações e intercorrências podem ocorrer em qualquer área, independente da maestria do profissional assistente e que as pacientes são devidamente esclarecidas sobre os riscos, assinam termo de consentimento e entendem todas as possibilidades do tratamento indicado."

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL