Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: conheça a origem da data

A data foi instituída devido à realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) e marca a luta pelos direitos das mulheres lésbicas no Brasil

Juliana Maia
fonte

No Brasil, neste dia 29, é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, responsável por marcar a conquista dos direitos destas mulheres que pertencem à comunidade LGBTQIA+. A data foi instituída há 27 anos por ativistas do país e reforça a importância de políticas públicas de combate à lesbofobia, além de dar visibilidade a pessoas que ainda sofrem com discriminação na sociedade.

VEJA MAIS

image Dia da Visibilidade Lésbica: 5 filmes com protagonismo lésbico para assistir hoje; confira
Preparamos uma lista com filmes de comédia, romance e até de terror para você celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

image Conheça as personagens lésbicas famosas dos games
Inserção destas personagens traz pluralidade e visibilidade para a comunidade LGBTQIA+

image 🏳️‍🌈 Dia do Orgulho: entenda a origem e importância da data celebrada nesta quarta
Movimento começou a partir da manifestação conhecida como “Revolta de Stonewall”, que iniciou em 28 de junho de 1969, e tornou-se símbolo de luta e resistência entre a comunidade

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi estabelecido no país em 1996, durante o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ). O evento continuou pelos próximos anos e ficou conhecido por debater e refletir sobre saúde, visibilidade, preconceito e apagamento destas mulheres dentro da sociedade.

No SENALE, as mulheres participantes tratavam de estratégias com foco principal na saúde das lésbicas, especialmente sobre parte desta população que não tinha fácil acesso à informação. Nas propostas finais, o seminário cobrou do poder público mais informações e campanhas sobre os impacto do HIV, melhorias no atendimento de profissionais da saúde e a necessidade de mais acesso a preservativos para pessoas do sexo feminino.

Em 1996, mais de 120 pessoas participaram do seminário e, depois disso, foi analisada a necessidade de organizar e fortalecer este encontro em cidades brasileiras, visando ampliar o debate nacionalmente. Após 27 anos, o evento ainda ocorre no Brasil, com a última edição em 2021 e com a próxima prevista para o fim de 2023, em Recife.

(*Juliana Maia, estagiária de jornalismo sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL