CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dia da Mulher: 10,6 mil feminicídios foram registrados no Brasil em oito anos, diz pesquisa

Somente em 2023, 1,4 mil mulheres foram assassinadas

Kamila Murakami / Especial para O Liberal

O Brasil registrou 10,6 mil feminicídios em todo país, de 2015 a 2023, de acordo com um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em 2023, segundo a pesquisa, 1,4 mil mulheres foram assassinadas. O feminicídio é caracterizado como o assassinato decorrente de violência contra a mulher, em razão da condição do sexo ou quando demonstrado desprezo pela condição de mulher. Em 2023, o Brasil teve uma taxa de 1,4 assassinatos para cada grupo de 100 mil mulheres, representando um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior.

VEJA MAIS 

image Jovem marabaense é encontrada morta em casa, em Salvador; marido é suspeito
Relacionamento de sete anos foi marcado por agressões e episódios de violência relatados a família e amigos

image Mulher é morta pelo companheiro horas depois de registrar B.O contra ele; entenda
A vítima ainda teve os órgãos arrancados pelo marido. No momento em que foi apreendido, o homem pediu que a polícia o matasse, pois, segundo ele, já havia matado a esposa

O estado com a maior taxa de feminicídios foi o Mato Grosso, com 2,5 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Em números absolutos, São Paulo fica me primeiro lugar, com 221 casos em 2023. A taxa do estado, entretanto, é menor do que a média nacional, com uma morte para cada grupo de 100 mil mulheres. Em comparação com 2022, foi registrada alta de 13,3% no número de feminicídios no estado.

Roraima foi o estado que mais teve crescimento no número de casos, que passou de três para seis no ano passado. A taxa foi de 1,9 mulheres para cada 100 mil. Em segundo lugar nas mais altas taxas de feminicídios estão os estados do Acre, Rondônia e Tocantins, com 2,4 mortes para cada 100 mil mulheres.

No Acre, houve crescimento de 11,1% de um ano para o outro, registrando dez feminicídios no ano passado. Em Rondônia houve queda de 20,8% nesse tipo de crime, com 19 casos em 2023. Enquanto Tocantins teve um aumento de 28,6%, com 18 mortes no ano passado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL