CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Usuários realizam ato e pedem melhores condições para o funcionamento do CAPS AD

Os manifestantes se concentraram em frente à sede do centro, com cartazes que diziam: “O CAPS /AD de Belém pede socorro! Por melhorias no espaço físico e na oferta de serviço”; “Preconceito faz mal. Para um SUS integral”, entre outros

O Liberal

Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), em Belém, localizado na avenida Governador José Malcher, realizaram na tarde desta quinta-feira (21) uma manifestação com objetivo de chamar a atenção do Poder Público para as péssimas condições em que o local se encontra. Como resultado imediato, os manifestantes conseguiram agendar uma reunião com o secretário municipal de Saúde, na próxima quarta-feira (27). O ato teve o apoio do Movimento de Luta Antimanicomial do Pará (MLA).

Os manifestantes se concentraram em frente à sede do centro, com cartazes que diziam: “O CAPS /AD de Belém pede socorro! Por melhorias no espaço físico e na oferta de serviço”; “Preconceito faz mal. Para um SUS integral”; “Não podemos nos curarmos num ambiente que está nos adoecendo”; “Mais recursos aos CAPS, UAA, SRT e menos às comunidades terapêuticas” e “Cuidar da mente é cuidar da saúde”.

image (Divulgação)

Felipe Damasceno, que faz parte da comissão de usuários do centro, avaliou que a manifestação valeu a pena, pois foi uma oportunidade de mostrar à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) “que estamos organizados como usuários cientes dos nossos direitos”, disse ele. “O cuidado digno em liberdade, algo que o CAPS/AD de Belém-PA, devido a problemas na estrutura da unidade assistencial, escassez de medicamentos e RH incompatível para a demanda, não tem nos ofertado”, complementou.

VEJA MAIS 

image Governo anuncia R$ 200 milhões para saúde mental em 2023
O recurso anunciado representa um aumento de 27% no orçamento da rede, no intuito de aumentar a assistência à saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS)

image Serviços em saúde mental devem aumentar para acompanhar a população, diz CRP
A Presidente do Conselho Regional de Psicologia avalia que, por Lei, Belém deveria ter um CAPs a cada 100 mil habitantes para suprir demanda

image Pacientes do CAPS denunciam descaso em Santo Antônio do Tauá
Ministério Público realizou uma vistoria no local para averiguar os problemas relatados em denuncias anteriormente protocoladas

“Até então, vínhamos negociando com a coordenação da RAPS da Sesma, devido à repercussão do ato, conseguimos uma audiência com o secretário municipal de Saúde, a ocorrer na próxima quarta, momento em que serão expostas todas as nossas demandas. Seguiremos organizados e na luta até que todas as nossas reivindicações sejam atendidas. Queremos o básico: a garantia de um ambiente estruturado e adequado ao nosso tratamento”, pediu.

Segundo Felipe, os banheiros do espaço estão com as portas quebradas, as salas não têm ar-condicionado, o piso está quebrado, usuários estão dormindo no chão por falta de espaço adequado para o acolhimento diurno, há carência de remédios na farmácia, faltam pessoas na equipe técnica, que é insuficiente para dar conta da demanda, e não há um sistema de segurança eletrônica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM