CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Horário da Superlua hoje: saiba que horas acontece e onde ver o fenômeno em Belém

Neste ano, uma sequência de quatro superluas ocorre até o mês de setembro; veja quando serão

Vitória Reimão

Um dos espetáculos mais esperados pelos fãs de astronomia, a Superlua irá ocorrer na noite desta segunda-feira (03). Ela será a primeira das quatro superluas que irão ocorrer em 2023. Em Belém o fenômeno poderá ser observado na Orla da Universidade Federal do Pará (Ufpa), em frente ao Espaço de Ensino Mirante do Rio, a partir de 19h.

Para olhar a Lua, o The Old Farmer’s Almanac orienta que é preciso observar a direção leste, ou seja, o lado oposto em que o Sol estiver se pondo. Quem tiver uma vista desobstruída, conseguirá observar os dois fenômenos simultaneamente. O pico do fenômeno é aguardado para às 21h39.

De acordo com a Nasa, o espetáculo que irá ocorrer hoje é chamado de a Superlua dos Cervos. O evento é chamado assim porque o fenômeno astronômico coincide com o nascimento dos novos chifres dos cervos machos, que passam a emergir nas testas dos animais no início do verão do Hemisfério Norte.

VEJA MAIS

image Veja calendário de eclipses, superlua e chuva de meteoros para 2023
Neste ano haverá eclipse do Sol que poderá ser visto no Pará

image Entenda o fenômeno da maior e última Superlua do ano
A lua estará mais perto da Terra na quarta-feira (13) e poderá ser vista ao longo de toda a noite

Como acontece o fenômeno da Superlua

A Superlua acontece quando a Lua Cheia coincide com o perigeu do satélite (sua maior aproximação da Terra), ainda de acordo com a explicação da Nasa. O termo não é astronômico, porém o espetáculo recebe esse nome, pois a lua fica até 30% mais brilhante e o diâmetro aparente pode ficar até 14% maior. 

image Superlua dos cervos: fenômeno astronômico poderá ser visto no Brasil; saiba quando e que horas
A aproximação da Lua e da Terra faz o satélite natural ficar visivelmente maior e mais brilhante

image Superlua Rosa: fenômeno poderá ser visto no céu brasileiro a partir da madrugada desta quinta (6)
Durante o período, a Lua irá aparecer 14% maior e 30% mais brilhante, informa a Nasa; confira todas as Superluas previstas para 2023

O The Old Farmer’s Almanac também diz que a primeira lua cheia do ano será mais luminosa e estará a 361.934 quilômetros da Terra, embora a diferença de tamanho entre uma superlua e uma lua cheia típica possa não ser imediatamente aparente a olho nu. Porém, a Lua nascerá assim que o dia escurecer, antes das 18h e parecerá ser cerca de 7% maior.

Veja quais são os outros eventos astronômicos que irão ocorrer em 2023:

Neste ano, teremos uma sequência de quatro superluas até o mês de setembro. No mês de agosto, irão ocorrer duas superluas, como é o caso da Lua Azul (termo que é popular, não científico). A expressão se refere ao fato de que é a segunda Lua Cheia dentro de um mesmo mês civil. Então, além de superlua, o fenômeno do dia 30/31 de agosto será uma Lua Azul.

Também haverá chuva de meteoros. A Nasa também informou que cerca de 44 toneladas de material meteorítico caem na Terra a cada dia. Quase todo o material é vaporizado na atmosfera, no qual deixa um rastro brilhante, que são popularmente chamados de "estrelas cadentes". 

As chuvas de meteoros ocorrem anualmente devido a Terra passar pelo rastro de detritos empoeirados e que são deixados por um cometa. Segundo o Observatório Real de Greenwich, terá 12 chuvas de meteoros que são mais importantes e visíveis. Das 12, três já ocorreram. 

SERVIÇO:

Observação da Superlua dos Cervos na UFPA
Local:
Horário: das 19h até às 21h
O evento é gratuito e aberto para o público. Serão cedidos vários telescópios e uma equipe de monitores para a realização da atividade.

*Vitória Reimão (estagiária sob a supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM