Servidores de Belém não conseguem incluir dependentes no plano do Iasb

Previsão da Prefeitura de Belém é de que a situação só seja normalizada a partir de junho deste ano

Redação Integrada de O Liberal
fonte

Desde o ano passado, servidores não estão conseguindo incluir dependentes no Plano de Assistência Básica à Saúde e Social (PABSS), do Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb, que nasceu do desmembramento do Ipamb). A justificativa que os beneficiários recebem é de as inclusões estão suspensas até que o Conselho Previdenciário se reúna. No entanto, essa reunião nunca ocorre. E quem precisa do plano de saúde, segue sem assistência.

Desde novembro, um servidor, que prefere não se identificar por conta de perseguições a quem reclama, tenta incluir a esposa como dependente. E toda semana é o mesmo aborrecimento e a mesma justificativa. O tempo passa e a esposa segue com um problema no joelho que precisa de cuidado. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a busca por atendimento não tem sido fácil.

"Pelo estatuto, cônjuges, filhos, irmãos e pessoas com necessidades especiais podem ser incluídos como dependentes. Meu marido contribui e tem direito. O que queremos é que esse direito seja atendido, mas conhecemos outros servidores que estão com o mesmo problema. Conversando com os servidores do Iasb, eles dizem que esse Conselho Previdenciário nem existe mais", relata a esposa do servidor, que também prefere manter a identidade em sigilo.

Mesmo temendo a perseguição, o servidor e a esposa já pensam em acionar o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e a Defensoria Pública do Estado, caso a situação se prolongue por muito mais tempo. Até lá, a mulher segue com dores constantes e consumindo medicações constantemente para aliviar.

Em nota, a Prefeitura de Belém informou que "...aguarda parecer do Conselho Deliberativo (CONDEL) para liberação de novos cadastros para dependentes no Plano de Assistência Básica à Saúde e Social (PABSS). O Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (IASB) solicitou ao CONDEL uma reunião extraordinária para tratar sobre o assunto, o que deve ocorrer até o próximo mês de junho".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM