Santa Casa do Pará completa 374 anos como instituição pública que atende 100% SUS

Este ano serão entregues novos espaços assistenciais, culturais e históricos que, juntos, somam uma área de 2.628m²

da redação

Fundada em 24 de fevereiro de 1650, a Santa Casa de Misericórdia do Pará foi uma das primeiras instituições a estruturar serviços de assistência à saúde no Brasil. Seguindo o modelo da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, em Portugal, tinha como lema "ensinar os ignorantes, consolar os infelizes, orar a Deus pelos vivos e mortos, tratar os doentes carentes, assistir os presos, alimentar os famintos e sepultar os mortos".

Em mais de dois séculos a então Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, que construiu asilos, hospícios e até cemitérios, desenvolveu obras de caridade e de saúde nesses espaços, até que em 1808 agregou ao seu patrimônio o Hospital Senhor Bom Jesus dos Pobres, construído por D. Frei Caetano Brandão, em 1787, no Largo da Sé (bairro da Cidade Velha). Ao final do século XIX, o estabelecimento deixou de atender às necessidades da população, foi quando começou a construção de um novo prédio no bairro do Umarizal, inaugurado em 1900, com o nome de Hospital de Caridade da Santa Casa de Misericórdia do Pará.

VEJA MAIS

image Primeiro bebê de 2024 a nascer na Santa Casa é o menino Antoni Gael
Mãe do recém-nascido chegou a Belém por volta de 2hrs da madrugada desta segunda-feira (1°), vinda de Garrafão do Norte

image Santa Casa tem mutirão de cirurgias de hidrocefalia com técnica inédita na Região
Em Belém, iniciativa beneficiou crianças neste mês de junho.

Na década de 1990, a instituição deixou de ser um hospital de caridade administrado por provedores e passou a ser uma fundação estadual, como é até hoje. "Com esses 374 anos de atividade, a Santa Casa é sem dúvida a instituição de saúde mais experiente do estado e vem acumulando ao longo dos anos diversas conquistas para a população do Pará. Atualmente, é uma instituição pública que atende 100% o SUS, integrando a administração indireta do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública, responsável por definir as políticas de saúde do nosso estado e o que cabe a nossa instituição executar", explica o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Mendes Carmona.

Com a missão de “cuidar da saúde das pessoas gerando conhecimento”, a Santa Casa vem buscando a excelência e já conquistou importantes certificações, como a ONA 3, que significa que o hospital foi acreditado com Excelência atendendo a três critérios, que são: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

"Apesar de ocupar um prédio histórico, a Santa Casa vem se modernizando, mantendo todo o seu patrimônio histórico e cultural associado às novas regulamentações técnicas para atender à população adequadamente, nos preceitos do SUS e de segurança e qualidade no atendimento de saúde. Promovemos ciclos diários de melhoria no hospital em todas as atividades e estamos em pleno processo de acreditação internacional. Se tudo der certo, no final de 2024, teremos mais esse selo internacional que vai demonstrar, referendar que a Santa Casa adota as melhores e mais eficientes políticas de saúde, de segurança e qualidade utilizadas no mundo inteiro", completa o presidente.

Como presente de aniversário, a instituição vai ganhar novos espaços assistenciais, culturais e históricos que, juntos, somam uma área de 2.628 metros quadrados, resultantes de um investimento de quase R$ 6 milhões em obras que vão garantir mais qualidade nos serviços prestados à sociedade e melhores condições às pessoas que trabalham para promover este atendimento.

"Todo esse investimento em obras faz parte do projeto de requalificação do Complexo Centenário, que tornará a Santa Casa em um complexo moderno, dentro das normas vigentes, porém, mantendo toda a característica externa de uma construção centenária, preservando, assim, a sua memória", explica o engenheiro civil Marcelo Frota, coordenador da Engenharia da FSCMPA.

Programação

Para comemorar o aniversário de 374 anos, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará vai realizar um culto ecumênico com a apresentação do Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco. A celebração vai ocorrer nesta sexta-feira (23), às 8h, no auditório do Centro de Ensino e Treinamento em Saúde (CETS).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM