Protesto contra a Sesan fecha parte da avenida Almirante Barroso, em Belém

O protesto aconteceu na manhã desta quinta-feira (21)

Maiza Santos | Especial O Liberal
fonte

Na manhã desta quinta-feira (21), cerca de 40 pessoas, entre motoristas que prestam serviços para uma empresa terceirizada e coletores que possuem um termo de cooperação com a Prefeitura de Belém, realizaram um protesto na Almirante Barroso, em frente à Secretaria Municipal de Saneamento no bairro do Marco. O ato, reivindicando repasses para o transporte dos coletores e salários atrasados dos prestadores de serviço da terceirizada, terminou por volta de 12 horas, após os manifestantes se reunirem com representantes da Sesan.

VEJA MAIS

image Catadores de materiais recicláveis protestam em frente à Sesan
Uma das pautas de reivindicação é a falta de pagamento dos motoristas que auxiliam na coleta dos materiais

image Secretaria Municipal de Saneamento se envolve em confusão virtual após interação deturpada nas redes
Após o caso ganhar repercussão nas redes sociais, a secretaria se pronunciou e pediu desculpas aos internautas

No início do protesto, por volta de 10h, os trabalhadores fecharam uma faixa da via contínua no sentido de quem sai de São Brás e vai para o Entroncamento. Segurando cartazes, os manifestantes utilizaram 6 caminhões para fechar a via. No entanto, a Polícia Militar foi acionada por funcionários da Sesan e os agentes conversaram com os trabalhadores para que metade da pista fosse liberada e os veículos conseguissem trafegar, ainda que de maneira mais lenta.

Segundo Sarah Reis, presidente da cooperativa Araus e da Rede Recicla Pará, os manifestantes estariam reivindicando que o acordo feito entre eles e a Prefeitura de Belém fosse cumprido. Uma das representantes da categoria relata que cerca de 150 pessoas estão prejudicadas. “A Prefeitura tem um termo assinado com a gente e está descumprindo. Nós estamos sem o ônibus para transportar os coletores até a cooperativa; os carros que prestavam serviço com a gente pararam, por causa de falta de pagamento. Não estão pagando os veículos terceirizados e, por isso, o nosso trabalho parou. Estamos sem renda, esse trabalho é o que nos dá sustento”, relata a coletora.

Conforme Sarah, o trabalho dos coletores está sendo prejudicado após a prefeitura retirar os caminhões. “A Prefeitura está retirando a estrutura sem nos dar satisfação. Quando procuramos, eles dizem que não tem dinheiro. Se o prefeito não quer ceder veículos para nós, que ele contrate as cooperativas que nós vamos exercer o nosso trabalho. Que ele pague o nosso serviço. Hoje, nós trabalhamos fazendo a coleta de graça e ficamos com o lucro após separarmos o material, o prefeito só disponibiliza os veículos para gente. Nós separamos grande parte do lixo de Belém. A gente trabalha no Círio de graça e retiramos toneladas de lixo e a prefeitura não vê isso”, diz Sarah. 

Acidentes 

Outra coletora que fez várias denúncias sobre a atual situação dos trabalhadores é Maria do Socorro Ribeiro, presidente da Associação De Catadores Da Coleta Seletiva De Belém (ACCSB). Segundo ela, após o corte nos transportes, os coletores passaram a viajar em cima dos caminhões para chegar até a cooperativa e acidentes passaram a ser registrados.

“A gente já veio aqui em agosto conversar com eles e o que foi acordado com a gente não foi cumprido. Eles falaram que iam pagar os trabalhadores, retirar os rejeitos de dentro do galpão e iam pagar o transporte, mas nada aconteceu. Nós temos que andar em cima dos caminhões, eles já estão cheios de multas e já houve acidentes. Já caiu uma moça de cima da caçamba e quase morreu. Então a gente fez isso aqui (protesto) porque não temos mais para onde correr. Não queremos prejudicar ninguém, estamos sendo obrigados a tomar essa atitude”, lamenta Maria do Socorro. 

A Redação Integrada de O Liberal solicitou posicionamento da Sesan e aguarda esclarecimentos sobre os relatos feitos pelos coletores.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM