Profissionais de O Liberal relembram grandes prêmios em 77 anos de jornalismo

Além de coberturas especiais e grandes premiações, profissionais de imprensa analisam as transformações da forma de levar notícias aos leitores

Thainá Dias

Durante 77 anos de história, o jornal O LIBERAL conquistou triunfos no campo jornalístico. Com coberturas especiais e humanizadas, vieram grandes prêmios e destaques para o veículo de comunicação. Uma das principais conquistas ao longo desses anos foi o Prêmio Vladimir Herzog, que o repórter fotográfico Tarso Sarraf ganhou na categoria fotografia. Além dos prêmios, indicações dignas de medalha de ouro foram recebidas pelo veículo como a série Marajó, produzida por Tarso Sarraf e pelo jornalista Dilson Pimentel que mostrou um pouco da realidade vivenciada no período da covid-19, no interior do Estado.

VEJA MAIS

image Tarso Sarraf, de O Liberal, é finalista no Grande Prêmio Fotografe 2022
O fotojornalista concorre com ensaio sobre o pós-covid em Melgaço, no Marajó.

Para Tarso Sarraf, coordenador de Audiovisual de O LIBERAL e vencedor de 19 prêmios pelo Grupo, a cada ano é preciso se reinventar e ir atrás de novos desafios. “Passei pelo processo digital, aprendemos cada dia mais e dessa forma, levamos essa inovação para o leitor, que é a figura mais importante para nós”, destaca. Tarso explicou ainda que hoje os materiais produzidos pelo Grupo Liberal podem acessar diversas camadas. “Jornal, portal, rádio. Todo dia você aprende coisas novas e, com isso, vamos levando mais informações para o leitor”, complementa.

‌Segundo o coordenador, a persistência é a chave para o êxito. “Eu sou persistente, gosto de me desafiar. Nunca quis ser melhor do que ninguém, apenas melhor do que eu mesmo”. Tarso acredita ainda que O LIBERAL é um dos maiores jornais da Amazônia. “A empresa nos motiva sempre a sermos melhores e isso é louvável”.

image O Liberal vence a 43ª edição do Prêmio Vladimir Herzog 2021
Jornal venceu na categoria Fotografia, com imagens de Tarso Sarraf

image Premiação concedida ao Jornal O Liberal é lembrada na Câmara Municipal de Belém
O Liberal venceu o Prêmio Vladimir Herzog de 2021 na categoria fotografia

‌Ao destacar os prêmios conquistados dentro do fotojornalismo, Tarso diz ser difícil escolher o melhor. “Mas um dos mais marcantes foi na época da covid-19. Esses prêmios são importantes para mostrar como estamos sempre competindo com os melhores. Isso motiva nossa equipe. A série do Marajó foi uma forma do leitor entender como era antes e como está hoje a realidade. São vários personagens com histórias de superação”, afirma.

‌O profissional também comemorou recentemente o prêmio Aceesp 2022, da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo. Ele venceu na categoria "Melhor Imagem do Esporte 2022", com o registro do jogador Richarlison da seleção brasileira. A fotografia é do segundo gol do Brasil, na vitória sobre a Sérvia por 2 x 0 na Copa do Mundo do Catar, eleito em votação popular da própria Fifa como o gol mais bonito da competição.

Experiência e ética

‌Para o jornalista Dilson Pimentel, parceiro de Tarso Sarraf na série Marajó, o grande desafio profissional valeu a pena. “Foram 10 dias de muito trabalho, nas cidades de Breves, Melgaço e Portel. Mas, jornalisticamente, foi uma viagem muito rica. Entrevistamos pessoas que, morando muito longe da capital paraense, sobreviveram à pandemia”, explica.

image Especial sobre covid-19 no Marajó, de O LIBERAL, conquista Prêmio Amrigs de Jornalismo
Cobertura jornalística multiplataforma do Grupo Liberal sobre a vida da população dessa região na pandemia da covid-19 recebe o reconhecimento e se torna a quarta produção premiada em menos de 2 anos

‌Dilson destacou ainda que após dois anos do auge da pandemia, “essas pessoas nos deram um relato importante e emocionante de como enfrentaram a doença, apesar de todas as dificuldades encaradas diariamente pelos moradores da região”. “Isso também nos mostrou a força e a determinação do povo marajoara”, aponta o jornalista.

‌O repórter, que também acumula prêmios dentro do Grupo Liberal, enfatizou que o diferencial é procurar, sempre, fazer um jornalismo ético, preocupado com os direitos humanos e dando voz às pessoas que, historicamente, são excluídas socialmente. “É preciso ter muito cuidado na hora de publicar as notícias, pois estamos lidando com vidas. E, ao lidar com vidas, temos que ter muito cuidado na hora de divulgar informações sobre as pessoas”, finaliza.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM