CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Obra rara que tinha sido furtada há 16 anos é recuperada pelo Museu Emílio Goeldi

Avaliada em R$ 120 mil, a obra "Delectus Florae et Faunae Brasiliensis" apresenta registros da fauna e flora brasileira

O Liberal
fonte

A obra rara "Delectus Florae et Faunae Brasiliensis", furtada há 16 anos, em 2008, foi recuperada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi e estará de volta ao espaço de pesquisa nesta terça-feira (23). Avaliada em R$120 mil, ela foi escrita pelo botânico, zoólogo e entomólogo austro-húngaro-alemão, Johann Christian Mikan (1769-1844) e apresenta um dos mais ricos registros da fauna e da flora brasileiras publicados no século XIX.

O Goeldi informou que preparou um evento especial para receber o obra nesta terça, às 15h, na Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, localizada no campus de pesquisa da instituição, na Av. Perimetral, 1901, bairro da Terra-Firme, em Belém.

A entrega será feita em mãos por especialistas do Instituto Itaú Cultural (Carlos Eduardo de Souza Moraes, do setor jurídico, e Edson Martins da Cruz, do setor de Artes Visuais e Acervos) ao diretor Nilson Gabas Jr; ao chefe da Biblioteca Ferreira Penna, Rodrigo Paiva; e à curadora da Coleção de Obras Raras do Museu Goeldi, Berenice Barcelar.

Também estará presente na entrega uma representante da Polícia Federal, a Delegada Ana Maria de Assis Lima, chefe substituta da Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio no Pará. Conforme o Goeldi, a Polícia Federal foi personagem importante na recuperação de três das obras raras furtadas.

Terceira obra recuperada

A publicação escrita pelo naturalista Mikan no século XIX é a terceira obra rara recuperada nos últimos cinco meses do acervo furtado do Museu Goeldi em 2008 - foram 40 in-fólios e 20 livros.

 Em dezembro, “Viagem no Chile, Peru e no Rio Amazonas”, de 1836, foi recuperado na Argentina; e, em março, "De India utriusque re naturali et medica", datada de 1658, foi encontrada no Reino Unido.

Lucas Quirino (Estagiário sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM