CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

No primeiro dia de lockdown, aglomerações resistem em alguns pontos de Belém

Zenaldo também afirmou que fiscalização será intensificada até sábado. Na Pedra do Peixe movimento foi grande

Dilson Pimentel
fonte

O prefeito de Belém Zenaldo Coutinho disse na manhã desta quinta (7) que belenenses estão respeitando o lockdown (bloqueio de urgência da circulação de pessoas) no seu primeiro dia em vigor. A medida de isolamento social contra a pandemia do coronavírus durará dez dias e também abrange outros nove municípios do Estado.  O prefeito também atualizou os números das pessoas mortas pela covid-19 na capital esta manhã, em live por suas redes sociais. Belém já totaliza 253 óbitos pela doença, enquanto há 3.065 casos confirmados relacionados ao novo coronavírus no município. Entre as pessoas que venceram o vírus, há 809 registros oficiais de pessoas recuperadas da doença na capital. Veja:

Os números foram atualizados hoje pelo próprio prefeito Zenaldo Coutinho em entrevista pela internet. Na sua live, Coutinho também citou os números da doença em todo o Estado, atualizados às 22h desta quarta-feira (6): são 5.524 casos e 410 mortes confirmados até agora .

image Movimentação seguiu grande esta quinta no Ver-o-Peso (Igor Mota / O Liberal)

Fiscalizações em curso


Zenaldo Coutinho confirmou ainda que, a partir desta quinta-feira (7), primeiro dia de lockdown, guardas municipais e policiais militares iniciaram ações de fiscalização mais ostensivas na cidade. Muitas pessoas estão respeitando o isolamento social, afirmou.

Outras tantas, porém, continuam saindo às ruas, mesmo que não seja para realizar atividades essenciais. O prefeito disse que, pela manhã, havia muita gente na pedra do peixe, no Complexo do Ver-o-Peso, onde é feita a comercialização do pescado que chega de cidades próximas a Belém, e onde há um comércio intenso da venda do peixe.

“Há muita aglomeração e até gente sem usar máscaras”, afirmou. Também disse ter sido detectado um "movimento muito feio" na frente de bancos e problemas em alguns supermercados.

image Fiscalização esteve nas ruas de bairros como a Pedreira (Igor Mota / O LIberal)

Fiscalização intensa até sábado e multa já no domingo

O prefeito de Belém reafirmou que fiscalização será intensificada até sábado. “Vamos ter uma atuação muito forte de fiscalização. Mas, a partir de domingo, teremos já o início da operação de punições. Vamos fazer esta ação efetiva para impedir as aglomerações e a expansão do vírus. Esse é o nosso propósito”, avisou.

Zenaldo também falou do ginásio Altino Pimenta, na avenida Visconde (Doca) de Souza Franco e que tem capacidade para receber 150 pessoas em situação de rua. “Ontem (quarta-feira, 6), o ginásio começou a abrigar as pessoas em situação de rua e com sintomas de tosse, febre, coriza (sintomas próprios de covid-19), mas não precisam de internação e, sim, isolamento. É mais uma porta que se abre, mais um atendimento que nós damos”, afirmou.

'PSM está aberto', diz Zenaldo


O prefeito também disse, ainda, que o Pronto Socorro da 14 de Março está aberto. “Tem muitos pacientes lá dentro sendo atendidos e tratados, não só de covid, mas das variadas necessidades na urgência e emergência. Temos entradas e alas separadas, andares exclusivos para covid 19”, afirmou.

“Mais médicos já vieram para a nossa administração. Muitos profissionais de saúde já voltaram para a frente de trabalho, já imunizados. Quero mesmo é salvar vidas. Nós não vamos estar atuando para criar problemas, animosidades. Torço para que tudo aconteça a favor da vida das pessoas, que tenhamos luzes no meio dessas treva da doença. Temos muitas luzes de pessoas do bem, vocacionadas, pessoas fazendo orações, querendo fazer o bem”, garantiu o prefeito.

Zenaldo afirmou que, sairia às ruas após a live desta manhã. “Vou no meu carro sozinho, não estou usando nem motorista”, referiu-se ele à promesssa de acompanhar a fiscalização e verificar os pontos de aglomeração na cidade.

image Conforme decreto, feiras seguem abertas no lockdown (Igor Mota / O Liberal)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM