Incêndio no Comércio: sobe para oito o número de imóveis atingidos pelo fogo, informa Defesa Civil

Antes, as autoridades que atuaram na ocorrência haviam contabilizado sete estabelecimentos consumidos pelo fogo

O Liberal
fonte

Aumentou para oito o número de imóveis atingidos pelo incêndio que destruiu lojas do Comércio de Belém, na madrugada desta terça-feira (22). Antes, as autoridades que atuaram na ocorrência haviam contabilizado sete estabelecimentos consumidos pelo fogo. As causas do sinistro ainda são desconhecidas. De acordo com a Defesa Civil de Belém, o órgão realizou a vistoria técnica ao longo da tarde desta terça e identificou que o piso em madeira de um dos prédios foi totalmente consumido pelo fogo e as paredes externas, de acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, aparentemente não apresentam risco de desabamento. A Defesa ainda aguarda o relatório final da sua equipe de engenheiros.

VEJA MAIS

image Incêndio no Comércio: em menos de cinco meses, dois grandes sinistros são registrados em Belém
Outros casos de sinistros também ocorreram na capital paraense nos últimos anos

image Corpo de Bombeiros registra 107 incêndios no centro comercial de Belém em 2023
Dos 2.918 sinistros registrados em todo o Estado neste ano, 661 foram em Belém

image Incêndio no Comércio: Sindilojas fala da urgência de reorganização do centro comercial
Por meio de nota, a diretoria do Sindicato afirma que mantém diálogo constante com a Prefeitura de Belém para agilizar o desenvolvimento do projeto de reorganização do centro comercial

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) informam que a perícia será realizada caso o proprietário do local solicite. No momento há equipes do CBMPA realizando o trabalho de rescaldo no local e o serviço será retomado nesta quarta-feira, 23.

Três de Maio interditada

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que a rua 13 de Maio continua interditada, no cruzamento com a avenida Portugal, para permitir o trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros. O acesso à 13 de Maio acontece a partir da travessa Padre Eutíquio. Já a rua Manoel Barata foi liberada para o tráfego de veículos.

Agentes da Semob continuam na orientação do trânsito, junto aos condutores e pedestres, para garantir a fluidez e a segurança viária.

image Incêndio no Comércio: sinistro impacta trabalhadores lojistas e ambulantes
Os prejuízos foram grandes para quem trabalha no centro comercial de Belém, principalmente nas proximidades do local do incêndio

image Incêndio no Comércio: destruição causa comoção entre vendedores e clientes
Três lojas foram atingidas na avenida 13 de Maio e outras quatro na rua 7 de Setembro

image Incêndio no Comércio: veja como está o trânsito e qual trecho está interditado no centro de Belém
O incêndio foi registrado na madrugada desta terça-feira (22) e destruiu 7 lojas nas ruas 13 de Maio e 7 de Setembro



Patrimônio histórico

A Fundação Cultural do Município de Belém, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (Deph), também esteve com equipe nesta manhã para vistoria do local, já que o imóvel, embora seja particular, está no centro histórico de Belém e faz parte do conjunto tombado como patrimônio histórico.

A Fumbel está realizando a atualização do inventário desses prédios no centro histórico, averiguando inclusive a questão dos usos desses espaços para estocagem de produtos e outros materiais, bem como a documentação e adequação dos mesmos em relação à segurança contra incêndios.

Reunião

A Fundação, por meio do Deph, também está propondo uma reunião emergencial com órgãos de patrimônio e segurança, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Economia, e entidades como a Associação Comercial do Pará e outras, que atuam na área histórica e na política de preservação do patrimônio. A reunião vai buscar ações conjuntas imediatas e assertivas de fiscalização e prevenção da área.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM