CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ilhas de Belém ganham unidade de saúde fluvial para atendimentos de ribeirinhos

A nova Unidade Básica de Saúde Fluvial homenageia o médico Camillo Vianna e percorrerá as ilhas com vários serviços preventivos

Fabyo Cruz / O Liberal
fonte

Com objetivo de atender as comunidades que moram na região das Ilhas de Belém, a prefeitura do município inaugurou, nesta segunda-feira (17), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Camillo Vianna. A inauguração contou com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues, do secretário de Saúde, Maurício Bezerra, representantes de outras pastas e membros da Família Vianna.

A UBS Fluvial percorrerá a região das ilhas de Belém, oferecendo, além do atendimento em atenção básica, o rastreamento de doenças prevalentes como tuberculose, hanseníase e HIV.  Ações de educação em saúde e abordagens comunitárias também serão realizadas. A inauguração integra o projeto Rede Belém de Saúde nas Comunidades, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Edmilson Rodrigues afirmou que a entrega da Unidade de Saúde Fluvial faz parte das comemorações oficiais pelo aniversário de 406 anos de Belém, comemorado neste mês, e ressaltou a sua importância às comunidades ribeirinhas. “Além de desenvolver as atividades na área, a UBS Fluvial também terá relações com outras políticas municipais, inclusive, as de assistência como a Funpapa. Estaremos visitando as comunidades ribeirinhas de várias ilhas, que nunca tiveram acesso ao sistema de saúde pela dificuldade de locomoção para o centro de Belém”, disse o prefeito.

Maurício Bezerra, titular da Sesma, destacou que a UBS Fluvial ampliará a cobertura de atendimentos de saúde da Prefeitura de Belém. O secretário informou que todos os serviços de uma Unidade de Saúde serão realizados na embarcação e explicou como funcionarão os atendimentos: “A UBS Fluvial vai cumprir, em dez dias, um trajeto que envolve o Combu e ilhas adjacentes. Obrigatoriamente, a embarcação precisará passar por dez dias de manutenção em um mês, porém a intenção é que neste período seja utilizada como Unidade Básica de Saúde”.

A UBS Fluvial Camillo Vianna possui: seis consultórios médicos; um odontológico; laboratório; sala de coleta de exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU); sala de vacinação; lavanderia; refeitório; cozinha; farmácia; central de esterilização; além de seis camarotes de alojamentos com seis vagas para tripulantes e 20 vagas para profissionais de saúde que atuarão na UBS.

Familiares do médico, professor e ambientalista Camillo Martins Vianna, considerado um dos grandes defensores da Amazônia, falaram sobre o sentimento da família pela homenagem ao familiar que dá nome à UBS e ao legado que ele deixou à sociedade. O ecologista nascido em Belém, em 14 de abril de 1926, faleceu na capital paraense, aos 93 anos, em 10 de setembro de 2019.

“Não é só um sentimento de orgulho, mas de realização de uma preocupação que meu avô teve em vida com as comunidades ribeirinhas, as mais carentes e afastadas de Belém. Nos anos 70 e 80, ele reunia alunos dele, do curso de medicina da UFPA, alugava embarcações e juntos iam até essas comunidades, porque ele sempre dizia que o meio ambiente não era só as plantas, mas também os caboclos, as pessoas que habitam nesses lugares”, recordou Flávio Vianna, neto do homenageado.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM