CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Google Amazônia: programa lança projetos mundiais para combater desmatamento na floresta

Iniciativa foca na sustentabilidade com uso de dados e parcerias com instituições como TNC (The Nature Conservancy), INPE e Imazon

Carlos Fellip e Heloá Canali
fonte

Com a presença de representantes dos povos indígenas e quilombolas, o evento "Sustentabilidade com o Google - Amazônia" expôs, na manhã desta terça-feira (4), em Belém, vários lançamentos de produtos e projetos focados no levantamento de dados instrumentais para o combate ao desmatamento da floresta Amazônica.

O presidente executivo do Google no Brasil, Fábio Coelho, reforçou que os alertas acerca do nível de degradação da região amazônica têm chamado a atenção do mundo com o objetivo de estancar o uso abusivo do bioma amazônico.

VEJA MAIS

image Google lança sistema para alertar sobre enchentes no Brasil; veja como funciona
A inteligência artificial irá enviar ao usuário mensagens de alertas e previsões em tempo real sobre possíveis inundações na área onde a pessoa está

image Google revela lista com os assuntos mais buscados de 2022; veja
Em duas das categorias, as eleições de outubro deste ano dominaram o primeiro lugar

image Doodle do Google homenageia o Bubble Tea; conheça o Chá de Bolhas no Brasil
No dia de hoje, mas em 2020, foi criado o emoji do Bubble Tea. A animação, que também é um jogo interativo, mostrava uma raposa produzindo o chá de boba, ou chá de leite de pérola

Entre os produtos que foram apresentados durante a edição Amazônia do "Sustentabilidade com o Google, o "alerta de enchentes nos territórios ribeirinhos", a detecção de focos de incêndios e desmatamento e o rastreamento de madeira ilegal em parceria com a The Nature Conservancy, que usará bioquímica e inteligência artificial para emitir os alertas de ilegalidade.

A ideia foi reforçada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, que comentou a candidatura da capital paraense como sede da COP 30 em 2025, reforçando que a vinda do Google "com a licença aos amigos dos outros estados, só frisa mais ainda que Belém é a capital da Amazônia".

image O governador do Pará, Helder Barbalho (Heloá Canali / Oliberal.com)

Participaram do evento integrantes do corpo diretor do Google, desde gestores de produtos como Google Earth Engine até os de departamentos como o de parcerias com o Google.org e também do YouTube.

image Trânsito: Google maps e Waze são buscados para ver pontos de bloqueio em BR e demais vias
Em Belém, avenida Almirante Barroso e a BR-316 tiveram pontos de bloqueio. No Brasil, vias como a BR-116, no Ceará, também ficaram com trânsito parado

Aliás, o YouTube anunciou, durante o evento, que foi fechada uma parceria com a ONU chamada "Pacto Global" para incentivar a criação de conteúdos sobre sustentabilidade.

Entrevista exclusiva ao Grupo Liberal

Durante entrevista exclusiva ao Grupo Liberal, ocasião em que Fábio Coelho esteve na redação de OLiberal, o presidente executivo do Google Brasil falou reforçou o interesse do gigante da tecnologia em potencializar a preservação da Amazônia por meio das ferramentas tecnológicas. A entrevista foi comandada pelo repórter Eduardo Laviano. Confira:

 

Liberal Amazon

O produto Liberal Amazon, lançado pelo Grupo Liberal em 2021, foi apresentado ao presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho, com base de conteúdo bilíngue (português e inglês), sobre a Amazônia e problemáticas da região. 

Coelho concedeu uma entrevista exclusiva ao Liberal Amazon sobre a iniciativa do Google e sobre os planos para futuro. A entrevista completa será divulgada no domingo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM