CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Comissão do Conselho de Segurança Pública suspende torcidas organizadas no Pará

Colegiado notificou as torcidas organizadas do impedimento de irem aos estádios por causa dos recentes acontecimentos violentos

Valéria Nascimento
fonte

Nesta segunda-feira (8), a Comissão de Avaliação de Conduta de Torcida Organizada, vinculada ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), no uso das atribuições legais, suspendeu as torcidas organizadas do Clube do Remo e do Paysandu da presença nos estádios do Pará.

A Comissão tem competência de estabelecer medidas administrativas e educativas a torcedores e espectadores que frequentarem as praças desportivas no Pará. O Consep deixa claro, inclusive, que as medidas tomadas pela Comissão em questão não impedem outras responsabilizações cíveis ou criminais.

De acordo com o Colegiado, em razão do ocorrido na primeira partida da final do Parazão 2024, no domingo (7), a Comissão avalia necessário impedir a presença nos estádios das torcidas organizadas "Piratas", "Pavilhão 6" e "Maior do Norte", as três do Clube do Remo. No entanto, a recomendação também se aplica às torcidas organizadas do Paysandu Sport Club.

Remo e Paysandu notificados 

Na prática, a Comissão de Avaliação de Conduta de Torcidas Organizadas encaminhou documentos diferentes para as torcidas organizadas de Remo e Paysandu.

Para o Clube do Remo, a suspensão tem a ver com os episódios violentos que resultaram na morte de um torcedor no último domingo (7).

Já para o Paysandu, o Colegiado cita os episódios considerados homofóbicos, com relatos de cantos das torcidas e também de incitação à violência cometidos pelas torcidas organizadas "Fúria Bicolor" do Paysandu, Pavilhão 6 e Trovão Azul, do Clube do Remo.

A recomendação da Comissão destaca que a suspensão entra em vigor a partir desta segunda-feira (8) e afirma ainda que as torcidas foram notificadas, ou seja, já estão cientes da medida imposta pelo colegiado.

O documento enviado nesta segunda-feira (8) às torcidas organizadas do Clube do Remo e do Paysandu é assinado pelo promotor de Justiça, José Maria Gomes dos Santos; pelo Tenente-coronel PM Afonso Márcio Alves dos Santos e pelo Tenente-coronel PM, Celton Otávio Costa de Jesus, esse último representante da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) no colegiado.

Consep

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) foi criado a partir da Lei n.º 5.944, de 2 de fevereiro de 1996. Ele integra a estrutura do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) como órgão superior de deliberação colegiada e tem em sua formação representantes de órgãos como a Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA), Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), Sociedade Civil e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM