CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Campanha de coleta de lixo eletrônico vai a conjunto no bairro do Coqueiro nesta sexta (10/05)

Saiba como participar da campanha e quais dispositivos serão aceitos para coleta

Lucas Quirino
fonte

Moradores do bairro do Coqueiro, em Belém, recebem nesta sexta-feira (10/05) uma ação da campanha de coleta de resíduos eletrônicos. O ponto do serviço itinerante vai funcionar no Centro Comunitário do Conjunto Ariri Bolonha, travessa, L 13, Qd 37, de 9h às 14h. 

A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do descarte correto desse tipo de material para evitar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas, já que os componentes eletrônicos contêm substâncias tóxicas que podem contaminar o solo e a água, além de liberar gases nocivos à atmosfera.

A participação na campanha é simples: basta levar o material eletrônico até o ponto de coleta. São exemplos de lixo eletrônico: computadores; tablets; monitores; teclados; impressoras; câmeras fotográficas; aparelhos de som; lâmpadas eletrônicas; televisores; micro-ondas; rádios; telefones; celulares; carregadores; baterias; pilhas; fios.

VEJA MAIS

image Belém arrecadou 10 toneladas de lixo eletrônico durante campanha ambiental em 2023, aponta Semma
Esse total foi coletado entre abril e dezembro de 2023, durante ação realizada pela Semma em parceria com o Instituto Descarte Correto.

image Lixo eletrônico: manual ensina como descartar esse tipo de resíduo corretamente
Trabalho é fruto do mestrado de estudante e professor da UFPA e traz informações oportunas sobre consumo e uso de produtos eletrônicos

A ação é realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Instituto Descarte Correto e Equatorial Energia.

Belém arrecadou 15 toneladas de lixo eletrônico ano passado

Belém arrecadou 15 toneladas de lixo eletrônico desde o início da ação, sendo 10 toneladas entre abril e dezembro de 2023. Já em 2024, a Semma informou, por meio de nota enviada dia 25 de abril, que 5 toneladas foram arrecadadas até o final do mês de março.

Após a arrecadação, esse material é encaminhado ao Instituto Descarte Correto, que providencia o desmonte dos equipamentos para reutilização dos componentes e reciclagem do material que não pode ser reutilizado.

Como funciona a campanha?

A campanha funciona com um ponto itinerante, instalado em locais de grande concentração de pessoas, e tem percorrido vários bairros da capital. A coleta é realizada às sextas-feiras. Além do ponto itinerante, a campanha mantém dois pontos fixos: um deles fica na praça do Horto Municipal, na rua dos Mundurucus, e o outro é o galpão do Instituto Descarte Correto, na avenida João Paulo II, nº 1134.

Lucas Quirino (Estagiário sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do núcleo de Atualidade)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM