Belém: Malhação de Judas movimenta o bairro da Cremação no Sábado de Aleluia; vídeo

Há mais de 70 anos, a tradicional festa de "castigar" Judas vira uma catarse para a população colocar para fora a raiva contra coisas que são tão ruins quanto, no conceito da festividade popular, trair o messias da fé cristã

Dilson Pimentel
fonte

A Malhação de Judas é um evento que existe há mais de 70 anos no bairro da Cremação, em Belém (PA). O conceito é, na Semana Santa, mais precisamente no Sábado de Aleluia, dar um "castigo" à figura de Judas Iscariotes, que na Bíblia foi quem traiu Jesus Cristo e o entregou à morte.

Judas é representado por um boneco que é espancado por quem participa da festividade popular, até que não sobre nada. Com o tempo, essa figura incorporou temas que desagradam à sociedade e até mesmo pessoas que, por alguma razão, recebem a sentença de "tomar uma peia" via boneco.

Neste ano, as associações que promovem a Malhação de Judas neste sábado (8) elegeram como temas para serem "espancados" o racismo, a LGBTfobia, a pedofilia, os ataques a escolas, a violência contra mulheres e sobrou para o prefeito de Belém também. O trânsito na rua Engenheiro Fernando Guilhon foi interditado por conta da festividade, que também reúne música e atividades para crianças.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM