Após quase um mês de vendaval, restos de árvore continua comprometendo parada de ônibus, em Belém

Galhos da árvore destruíram o ponto de ônibus que teria sido recém-colocado na avenida Assis de Vasconcelos, com a avenida Marechal Hermes, no bairro do Reduto, em Belém

Vitória Reimão
fonte

Resquícios de uma árvore que desabou durante o vendaval que atingiu a Grande Belém, no dia 19 de Julho, ainda continua na avenida Assis de Vasconcelos, com a avenida Marechal Hermes, no bairro do Reduto, em Belém, na sede da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). A árvore de grande porte também atingiu uma parada de ônibus da área. 

A reportagem do programa Liberal Notícias, da Rádio Liberal, esteve no local, nesta segunda-feira (14) e flagrou que os restos do vegetal, que foi uma das 22 árvores que caíram na forte chuva e ventania, ainda não foram retirados de cima da estrutura da parada, após quase um mês da tempestade. A maioria das espécies caídas já foram retiradas, principalmente as árvores que estavam em meio às ruas e que foram cortadas para a liberação imediata das vias. 

VEJA MAIS:

image Chuva forte em Belém provocou a queda de 22 árvores após tempestade; enquete
De acordo com a Prefeitura de Belém, caíram 8 mangueiras. As demais espécies que caíram foram oitizeiros, jambeiros, castanholas e véu de noiva

image Árvores do vendaval: Semma retira 10 das 22 que caíram em Belém
Serviço prossegue em perímetros da cidade e deve ser concluído até o final desta semana

image Queda de árvores em Belém reforça necessidade de rotina de manutenção
Foram 22 árvores que caíram na noite de quarta (19), assustando moradores da capital paraense

Galhos da árvore destruíram o ponto de ônibus, que teria sido recém-colocado no trecho. No local, também há cabos que seriam de operadoras e de fibra óptica, que estão jogados pelas calçadas e também cercam os entulhos oriundos do vegetal. 

Após a queda, havia troncos e galhos caídos na via, além de ter atingido o interior da secretaria estadual. Os entulhos foram retirados da avenida, pois estavam interrompendo o fluxo de veículos. Entretanto, há troncos juntos aos cabos espalhados nas calçadas. Por conta da destruição do pavimento, há rachaduras e pedras que prejudicam a passagem de pedestres. 

Resposta das Secretarias

Secretaria de Estado de Turismo (Setur) informou, em nota, que está à disposição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) disponibilizando o acesso ao imóvel para a retirada da árvore.

Por nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), comunicou que faz manutenção e supressão dos vegetais existentes nas áreas verdes públicas de Belém. O órgão acrescentou que a árvore se encontra no interior de uma secretaria estadual. Portanto, fora da área de atuação da Semma.

"Todas as 22 árvores que precisaram ser suprimidas, em razão da ventania registrada na noite de 19 de julho foram retiradas pela Prefeitura de Belém, o trabalho iniciou imediatamente após o vendaval e priorizou a liberação de vias. Os galhos que caíram da árvore localizada no interior da secretaria estadual e estavam interrompendo o fluxo de veículos na via foram cortados e retirados", disse o órgão de meio ambiente. 

Com relação às árvores suprimidas em decorrência do vendaval, o órgão disse que, como forma de compensação ambiental, no último dia 10, a Prefeitura plantou 44 novas árvores na cidade. Foram plantadas mudas de oitizeiros, andirá, uxi, mangueira, umari, pau preto, ipê-amarelo, copaíba, mogno, sibipiruna, urucum e guaraná. Todas essas espécies, com exceção da mangueira, têm em comum raízes que buscam água nas camadas mais profundas do solo, o que, por consequência, dá maior sustentação ao vegetal.

"O plantio de árvores faz parte de uma série de atividades que compõem a política pública de arborização da Prefeitura de Belém, que tem como meta o plantio de 120 mil novas árvores na capital até o final de 2024", finalizou. 

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) também informou, por nota, que vai providenciar a retirada e substituição do abrigo de parada de ônibus implantado na avenida Assis de Vasconcelos, em junho de 2023. "O equipamento foi danificado em decorrência da queda de uma árvore, durante um vendaval. A autarquia aguarda pela retirada do vegetal, que se encontra em cima do abrigo, para tomar as providências necessárias", comunicou. 

A Semob acrescentou que a Prefeitura está instalando novos abrigos de paradas de ônibus e que os novos equipamentos foram fabricados em estruturas de aço inoxidável, apropriadas para o mobiliário urbano ao ar livre, com traseira e laterais em Policarbonato Compacto Cristal, semelhante ao vidro, porém muito mais resistente.

"São transparentes e possuem iluminação em led, oferecendo maior segurança aos usuários. Todos esses materiais, além de duráveis, possibilitam uma diminuição do calor, protegem do sol e da chuva, trazem conforto e modernidade ao ambiente. Um conceito sustentável para o transporte público de Belém. Até o momento, já foram implantados equipamentos na praça Waldemar Henrique, avenidas Marechal Hermes, Assis de Vasconcelos com Marechal Hermes, Duque de Caxias e Augusto Montenegro", disse. 

Já a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), informou, em comunicado enviado a reportagem, que executa um programa específico de manutenção de calçadas em diversos pontos de Belém, para torná-las trafegáveis ao pedestre. "A administração municipal já contabilizou cerca de 47.814 mil metros quadrados de calçadas construídas e reformadas por toda a capital paraense. Quanto à calçada na frente do órgão Setur, assim que o vegetal for retirado, as calçadas danificadas vão receber manutenção", comunicou o órgão. 

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador de Atualidades)
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM