CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Por que não pode misturar água sanitária e álcool na faxina? Entenda os riscos

A mistura de água sanitária com álcool é um erro comum, mas extremamente perigoso .Uso indevido de produtos pode gerar reações químicas que formam gases tóxicos danosos e até letais

Gabrielle Borges
fonte

No Brasil, é algo praticamente cultural faxinar a casa com mais de um produto de limpeza. Muito além do que usar produtos diversos, os brasileiros amam as “misturinhas caseiras”, por acharem que o ambiente ficará mais limpo com mais produtos.

O hábito que parece inofensivo, entretanto, é perigoso e pode oferecer riscos à saúde e à vida, já que muitos dos produtos de limpeza industrializados possuem ativos que são incompatíveis quando misturados, como a água sanitária e álcool. 

Pensando no seu bem-estar e segurança, o OLiberal.com explica a razão dessa mistura ser perigosa para você e seu lar. Leia a seguir:

O que é a água sanitária e o álcool?

A água sanitária, também conhecida como hipoclorito de sódio, é um produto com propriedades desinfectantes e branqueadoras. É amplamente usada para eliminar germes, bactérias e vírus de superfícies e roupas.

Já o álcool, especialmente o etílico ou isopropílico, é usado como antisséptico e desinfectante, além de ser um solvente comum em muitos produtos de limpeza. Sua ação bactericida também é eficaz contra uma ampla gama de patógenos.

VEJA MAIS

image O que passar no chão para o cachorro não fazer xixi? Confira dicas
Saber o que passar no chão para o cachorro não urinar é uma das primeiras etapas para manter a casa limpa e ajudar seu pet a aprender o local certo

image Você sabe lavar o capacete corretamente? Confira o passo a passo de como realizar a limpeza
A lavagem das peças do capacete deve ser realizada semanalmente e é fundamental!


 

O que acontece quando você mistura água sanitária e álcool?

A mistura desses dois produtos gera uma reação química altamente perigosa, liberando cloroformio e ácido clorídrico, substâncias tóxicas para os seres humanos.

1. Liberação de clorofórmio

O clorofórmio é um composto volátil que pode causar sérios danos à saúde. A exposição a essa substância pode levar a:

  • Dores de cabeça
  • Náuseas
  • Tontura
  • Irritação nos olhos, nariz e garganta
  • Problemas respiratórios

Em concentrações altas, o clorofórmio pode até afetar o sistema nervoso central, causando sonolência, confusão mental e, em casos extremos, perda de consciência.

2. Formação de ácido clorídrico

O ácido clorídrico é um ácido forte e corrosivo, que pode causar danos graves à pele, aos olhos e ao trato respiratório. Quando inalada, sua presença pode provocar:

  • Dificuldade para respirar
  • Tosse
  • Sensação de queimação na garganta e nariz

Quais os riscos dessa mistura?

Os efeitos adversos dessa combinação não se limitam a sintomas imediatos. O contato prolongado com os vapores liberados pode afetar a saúde a longo prazo, além de causar danos aos pulmões e ao sistema respiratório.

Além disso, os produtos químicos liberados são voláteis e podem se espalhar rapidamente pelo ambiente, colocando em risco a saúde de todas as pessoas presentes no local.

O que fazer em caso de contato?

Se por algum motivo a mistura de água sanitária e álcool ocorrer acidentalmente, é fundamental agir rapidamente para minimizar os danos à saúde:

  • Afaste-se da área imediatamente para evitar inalar os vapores tóxicos.
  • Ventile o ambiente, abrindo janelas e portas para dissipar os vapores.
  • Procure ajuda médica caso sinta qualquer um dos sintomas mencionados, como dificuldades respiratórias ou irritações nas vias aéreas.

Como usar a água sanitária e o álcool de forma segura?

  • Nunca misture produtos de limpeza sem conhecer as reações possíveis.
  • Leia as instruções dos rótulos dos produtos antes de utilizá-los. Eles contêm informações essenciais sobre como fazer a aplicação correta.
  • Use equipamentos de proteção, como luvas e, se necessário, uma máscara, especialmente ao lidar com produtos de limpeza mais fortes, como a água sanitária.
  • Ventile bem o ambiente ao utilizar produtos químicos para evitar a concentração de vapores tóxicos no ar.

(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com.)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!