Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Exagerou no Círio? Confira três passos para desintoxicar o corpo e acabar com a 'momó'

Nutricionista Rafaella Dias ensina como voltar à rotina normal do organismo após se esbaldar nas comidas típicas de Círio. E o melhor, sem abrir mão de seus pratos preferidos

O Liberal

As diversas comidas típicas servidas no Círio são um dos melhores momentos da festa. Mas, todas essas calorias adquiridas acabam alterando a rotina do organismo e muita gente fica com a famosa “momó”. No entanto, não é difícil recuperar o bem estar e amenizar esses efeitos “pós-pé na jaca”, só precisa ter um pouquinho de paciência. E a melhor parte, ainda pode comer o que você gosta.

Sabemos que o bom paraense prepara, de antemão, suas vasilhas e deixa um estoque de comidas guardadas para se deliciar e consumir no decorrer da semana. Frango ou Pato no Tucupi, Maniçoba, Vatapá... São tantas e difíceis de abrir mão, não é mesmo? Mas a grande questão é quando esse excesso começa a prejudicar o corpo e trazer consequências negativas como, preguiça, sonolência, cansaço, mau funcionamento do corpo, entre outras questões. Por isso, a gente te mostra como melhorar e sem precisar parar de comer tudo, e sem deixar a maniçoba só para o Círio do ano que vem.

Segundo a nutricionista Rafaella Dias, em um momento inicial, é necessário ser moderado. “Primeiramente você deve tentar voltar a sua rotina diária normal. Caso pratique alguma atividade física, volte a fazer, beba mais água (em média 35ml X o seu peso), inclua mais frutas diuréticas, chás, alimentos mais ricos em água. Também evite o excesso de açúcar nesse momento”, indica.

Rafaella Dias (Reprodução Instagra)

Porém, de acordo com a profissional, ainda pode manter as comidas típicas no seu cardápio diário. Mas a indicação é que as porções sejam readequadas: “O melhor é ajustar as quantidades e ficar atento na porção consumida, pois as comidas do Círio são bem calóricas”, declarou.

VEJA MAIS

Receita de suco ajuda a combater prisão de ventre; confira Nutricionista dá dica para ajudar quem sofre com constipação intestinal

Tá com pressa? Aprenda a fazer uma salada deliciosa de macarrão com atum e molho de iogurte Receita é feita com alho, sal, iogurte natural integral, azeite, limão, ervas, macarrão, ervilha, atum, cenoura, tomate-cereja, mozarela de búfala e alface-romana

Rafaella ainda deu a dica para consumir a maniçoba enquanto está tentando fazer a desintoxicação do organismo: “O ideal seria uma vez ao dia, almoço ou jantar. Em relação a quantidade, sugiro em média um prato de 100g de maniçoba com 4 colheres de sopa de arroz”, explica a profissional.

Veja três passos para desintoxicar o organismo

► Se alimentar de forma regular

Respeitando horários, sem ‘pular’ refeições e sem exagerar nos alimentos.

► Consumir alimentos saudáveis, diuréticos e ricos em nutrientes

Chás: Hibisco, cavalinha, chá verde, gengibre com canela e limão, salsinha, dente-de-leão;
Frutas diuréticas: abacaxi, melão, morango, melancia, tangerina, laranja, etc;
Alimentos ricos em água: abobrinha, pepino, tomate e os folhosos: alface, espinafre, rúcula, acelga.

► Fazer exercícios físicos 

Para evitar consequências como rendimento prejudicado, fadiga, diminuição de ritmo, retenção de  líquidos (inchaço), ganho de peso, o ideal é que a pessoa faça treinos simples e básicos diariamente. É necessário que seja gasta a energia que foi adquirida durante o exagero com a comida.

Texto: Maiza Santos, estagiária de jornalismo sob a supervisão de Heloá Canali

Palavras-chave

Light
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM RECEITAS

ÚLTIMAS EM RECEITAS