Transferência de faculdade: entenda como funciona

Pedido de mudança pode ser realizado após o aluno ter cursado, no mínimo, um semestre

fonte

Quando existe o desejo de mudar de faculdade, o aluno pode solicitar transferência para outra instituição de ensino superior. Para que esse processo aconteça, é necessário que o estudante tenha cursado, no mínimo, um semestre na faculdade de origem.

A mudança, conhecida como transferência externa, também depende de alguns critérios estabelecidos pela instituição que receberá o graduando, conforme explica a coordenadora de cursos da Escola Superior da Amazônia (Esamaz), Elizângela Mendonça.

image Coordenadora de cursos da Esamaz destaca que a mudança depende de alguns critérios estipulados pela faculdade que receberá o aluno (Divulgação/Esamaz)

“Nesse caso, o aluno que solicitar transferência, deve apresentar cópia do histórico acadêmico, bem como a ementa das disciplinas do curso de origem, para que seja analisado com a grade curricular do curso para o qual se pretende transferir”, destaca.

A coordenadora comenta que, após a análise da carga horária no histórico escolar, é possível fazer o aproveitamento de algumas disciplinas já cursadas, creditando matérias na nova faculdade. “Ou posteriormente o aluno pode cursar as disciplinas que não puderam ser creditadas no transcorrer do curso”, acrescenta.

VEJA MAIS

image Vestibular solidário ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social
Alimentos arrecadados na inscrição do processo seletivo da Esamaz serão doados para instituições filantrópicas

image Esamaz promove IV Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
Programação celebra as comemorações do Dia do Arquiteto

Documentos

Segundo a profissional, hoje, a Esamaz oferta a modalidade de transferência externa ou ainda é possível ingressar na instituição por meio da segunda graduação.

“Para solicitar a transferência para a Esamaz, o aluno deve acessar o site da instituição (www.esamaz.com.br), preencher o requerimento de vaga e levar até a secretaria acadêmica, juntamente com as seguintes documentações: original e cópia do histórico escolar da instituição de ensino superior de origem (IES); original e cópia do RG e CPF; cópia do comprovante de residência; e o comprovante de mensalidade paga no último semestre cursado na IES de origem”, orienta Elizângela Mendonça.

Clique aqui e confira condições especiais para transferência de faculdade e segunda graduação.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Faculdade Esamaz
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!