Valdemar Costa Neto convida Bolsonaro para ser presidente de honra do PL

O presidente nacional do PL disse também que o partido vai garantir toda a estrutura que o atual presidente precisar para percorrer o Brasil

O Liberal
fonte

Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (8), o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, anunciou que Jair Bolsonaro será presidente de honra da sigla e que o partido fará oposição ao governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

VEJA MAIS

image ​Transição de Lula se reúne com ​Comissão de Orçamento nesta terça
​Quem preside a Comissão é o deputado federal paraense Celso Sabino. Ainda não há informações sobre o que será discutido.

image Integrante da coordenação da transição, senador Paulo Rocha fala sobre desafios
O parlamentar petista, eleito pelo Pará, diz que orçamento é a maior preocupação, mas também cita bloqueios em rodovias

Valdemar destacou que vai apoiar Bolsonaro “no que for preciso”, ao responder sobre respeitar o resultado das eleições e sobre as manifestações em frente aos quartéis que ocorrem em todo o Brasil. O presidente nacional do PL disse também que o partido vai garantir toda a estrutura que o atual presidente precisar para percorrer o Brasil. “Ele já vai ter a sua estrutura como ex-presidente”, avaliou.

Sobre os pedidos de intervenção militar que têm sido feitos por apoiadores de Bolsonaro que não aceitaram o resultado das urnas, o presidente do partido se esquivou de perguntas. Disse apenas que o atual chefe do Executivo só vai questionar a derrota nas eleições se tiver algo "real" na mão. Por isso a equipe aguarda relatório do Exército até esta quarta-feira (9) para ver se existe algo "consistente" e questionar.

Costa Neto também destacou que, "com certeza", Bolsonaro não será candidato a prefeito em 2024, mas sim vai tentar a reeleição para a Presidência daqui a quatro anos. "Ele é novo ainda, será nosso candidato a presidente em 2026. Está crescendo demais o bolsonarismo, é maior que o Bolsonaro, mas temos que trabalhar para que o pessoal não 'atravesse o samba', não passe do limite. O cidadão às vezes está tão revoltado com o resultado que toma providência que nós não apoiamos, como fechar estradas e ruas. Ninguém do PL aprova isso".

Durante o anúncio, Valdemar enfatizou que o governo federal, durante a gestão de Bolsonaro, fez um trabalho eficiente no “combate verdadeiro à pobreza”.

“Nos sentimos muito felizes se Bolsonaro assumir a presidência do Partido Liberal. Quando fizemos nosso convite para entrar no PL, consultei os 27 presidentes nos Estados do Brasil sobre a entrada de Bolsonaro, e nós sabíamos que iríamos enfrentar alguns problemas. Os 27, porém, que estavam presentes, foram a favor da entrada do presidente. Então hoje nós queremos que ele comande o nosso partido, queremos Bolsonaro à frente dessa luta que ele construiu para levar o nosso partido a um patamar mais importante”, falou.

Ele ainda comentou sobre as articulações do partido para comandar ao menos uma das duas Casas do Congresso em 2023 - Câmara Federal ou Senado. Segundo ele, membros do PL já estão "tratando deste assunto" e devem apoiar Arthur Lira (PP-AL), atual presidente e cotado para reeleição, desde que ele "garanta ajudar a eleger nosso candidato no Senado". Valdemar também ressaltou que o PL vai precisar "ter outros partidos", como Republicanos e Podemos.

"Temos a maior bancada na Câmara e a maior no Senado, não é possível que não tenha uma presidência nas Casas. Para a presidência do Senado vamos ter que compor bloco, precisamos de mais de 40 votos para eleger. E na Câmara fazemos nossa eleição independente. Arthur deve estar conversando com pessoal do PT, porque temos que dividir espaços na Câmara, nas comissões. Sempre fizemos bloco, depois não existe mais, só para o início da legislatura, para garantir um número de comissões, estrutura de cada partido de acordo com seu tamanho", explica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA