Justiça mantém prisão de presidente da câmara de vereadores de Maracanã

Cacaia Rabelo é acusado de integrar um esquema de desvio de dinheiro público

Fabrício Queiroz
fonte

O vereador José Maria do Socorro Silva Rabelo, mais conhecido como Cacaia Rabelo, segue em prisão preventiva atendendo a pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). A decisão foi proferida nesta quinta-feira, 26, pelo juiz Lucas Furlan, da Vara Única de Maracanã, durante a audiência de custódia do parlamentar.

O juiz argumentou que a manutenção da prisão preventiva “se mostra necessária, ante a gravidade concreta do fato imputado ao agente”. O magistrado destacou ainda que “há fundadas razões de autoria e participação dos representados nos crimes, diante das declarações e provas constantes dos autos da investigação”.

Cacaia Rabelo é acusado de integrar um esquema em que duas empresas sediadas em Castanhal emitiam notas fiscais, recebiam os valores, mas não entregavam o material objeto da suposta aquisição. Após isso, as empresas devolviam a maior parte do dinheiro público para os agentes que controlam as contas públicas da Câmara Municipal de Maracanã. De acordo com o MPPA, há indícios de prática de associação criminosa e peculato.

A prisão do vereador ocorreu na última terça-feira, 24, durante a operação Gênesis, em que foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Maracanã, Castanhal e Belém. Também foram apreendidos celulares, computadores e documentos, que estão em análise. Além disso, o presidente da Câmara Municipal de Maracanã e a tesoureira foram afastados de suas funções.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA