Lei seca começa a valer a partir de 0h deste domingo (29)

Proibição vale para Belém e Santarém, que terão segundo turno, e também para as demais cidades paraenses

Elisa Vaz
fonte

A partir de meia noite deste domingo (29), data marcada para o segundo turno das eleições municipais, fica proibida a venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas por bares, restaurantes, lanchonetes, trailer, quiosques, boates e outros estabelecimentos comerciais e similares, bem como por vendedores ambulantes, até às 18h, após o término das votações. A informação consta em portaria publicada no último dia 11 de novembro, no Diário Oficial do Estado, com as regras das eleições deste ano.

Além disso, fica proibida, também, a realização de festas dançantes em clubes, casas de show, dancings, boates, bares e similares, no mesmo período, entre meia noite e 18h do domingo. Pelo artigo 347, do Código Eleitoral, o crime de desobediência tem como pena de detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.

O documento assinado pelo delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, ainda determina que a Divisão de Polícia Administrativa (DPA) forneça licenças para festas dançantes, obedecendo estritamente os termos da portaria, e que a fiscalização fica atribuída às instituições policiais que compõem o Sistema de Segurança Pública do Pará.

Por conta disso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) reforçará a segurança nos dois municípios do Estado onde haverá o segundo turno de eleições municipais: Belém e Santarém. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), serão, ao todo, 13 zonas eleitorais, 1.231.269 eleitores e 606 locais de votação.

Para compreender todos os locais, serão empregados mais de 1,6 mil agentes de segurança pública, além de 204 viaturas de duas e quatro rodas. Entre os órgãos envolvidos na "Operação Eleições" estão as polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. 

"O sistema de segurança continuará monitorando o processo eleitoral, tanto em Belém quanto em Santarém. Iremos contar mais uma vez com o Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), onde os órgãos de segurança pública estarão reunidos para que possamos garantir o direito ao voto de cada cidadão. Nosso trabalho será estendido, neste segundo turno, em razão da 'festa da vitória', com a comemoração do candidato vencedor", ressalta o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado. 

Ele destaca ainda as regras e restrições estabelecidas pelo TRE-PA quanto aos crimes eleitorais e a prevenção à proliferação da covid-19. "Pedimos às pessoas que observem as restrições em relação às campanhas eleitorais e à distribuição de santinhos nas ruas, pois teremos uma operação específica para coibir esse tipo de crime. Ressaltamos, também, que estamos vivendo um período de pandemia e os cuidados e regras precisam ser mantidos".

Já a Prefeitura de Belém informou que ainda não há ações definidas. “A Guarda Municipal deve receber recomendações sobre como deve agir na fiscalização, principalmente nas escolas municipais”, diz o órgão.

Nas últimas eleições, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará (SHRBS-PA) entrou com ações contra a medida, chegando a obter liminar para a suspensão das regras da Lei Seca aos seus associados, que deveriam seguir as leis municipais específicas que regulamentam o funcionamento de casas noturnas e restaurantes. Entretanto, este ano, a entidade informou que não vai contestar a decisão, por entender que ela é prudente diante do cenário de pandemia e porque o horário de funcionamento desses estabelecimentos já havia sido reduzido pela Prefeitura para meia noite, por meio de decreto publicado em 29 de outubro.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA