CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

PC investiga mais de 100 denúncias de maus-tratos a animais na Grande Belém

Operação "Pará Pet II" foi deflagrada neste sábado

O Liberal

A Divisão Especializada em Meio Ambiente (Demapa) da Polícia Civil deflagrou neste sábado, 04, a operação "Pará Pet II", que tem o objetivo de combater o crime de maus-tratos contra animais. A força-tarefa iniciou por volta das 8h, e apurou mais de 100 registros de denúncias anônimas oriundas do Disque-denúncia (181), na Região Metropolitana de Belém.

Com encerramento das diligências, por volta das 17h, 37 intimações foram expedidas, 13 animais encaminhados para atendimento médico veterinário na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e dois no Hospital Veterinário de Belém. Uma mulher, de 37 anos, foi autuada em flagrante delito pelo crime de maus-tratos no município de Benevides. Após receber voz de prisão, a suspeita foi encaminhada à sede da Demapa, em Belém, para procedimentos penais e está à disposição da Justiça.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Centro de Controle de Zoonoses, Hospital Veterinário de Belém, Mangal das Garças, Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ordem dos Advogados do Brasil - Pará (OAB-PA), Conselho Federal de Veterinária, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Prefeituras de Ananindeua e Marituba, além de ONGs e projetos voltados à causa animal.

No Brasil, a Lei Sanção de número 14.064/20 fortaleceu o movimento em defesa dos animais, com o aumento da pena de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e retenção de guarda, nos casos de maus-tratos intencionais a cães e gatos.

Segundo o delegado Waldir Freire, titular da Demapa, a Polícia Civil tem intensificado as ações de combate aos crimes de maus-tratos e ambientais. “Estamos empenhados na proteção animal e ambiental, pois a temática é de grande relevância à sociedade. Reforço que essa ação só foi possível graças à junção dos órgãos municipais, estaduais, além de ONGs e parceiros”, informou.

Denúncias 

Todas as denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas pelo número 181, pelo WhatsApp no número (91) 98115-9181 que funciona 24 horas por dia, ou pelo telefone da Demapa (91) 3238-1225, em horário comercial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA