CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Operação Verão registra redução de 21% nos Crimes Violentos Letais no Pará

Operação abrangeu 40 localidades do Estado com o objetivo de garantir a segurança dos veranistas

Na tarde desta quarta-feira (05), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup), foram apresentados os número da Operação integrada “Verão Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará”, que abrangeu 40 localidades do Estado com o objetivo de garantir a segurança dos veranistas em praias e balneários no período das férias de julho.

No balanço final da operação foi observada uma significativa movimentação para o interior do Estado, mas também a efetividade nas atuações de prevenção e nas reduções dos índices da criminalidade, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados houve uma redução de 21% nos Crime Violentos Letais e Intencionais (CVLI), e a diminuição em 48% e 33%, respectivamente, dos registros de furto e roubo em relação ao mesmo período do ano passado, no Estado. Foram registrados 94 crimes violentos cometidos este ano. Já em 2019, foram registrados 119. O número de furtos foi de 5.002, em 2019, e 2.552 este ano; e os roubos chegaram a 3.300 no ano passado e caíram para 2.183 este ano. 

Os dados foram consolidados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup.

RMB - Na Região Metropolitana de Belém (RMB), a Polícia Militar promoveu a Operação Visibilidade, por meio do reforço do policiamento ostensivo e preventivo em pontos estratégicos nos grandes corredores urbanos.
Segundo a Siac, na RMB a redução totalizou 46% de CVLI (28 registros em 2019 e15 em 2020), 50% nos furtos (2.211 ano no ano passado e 1.090 este ano) e 36% dos casos de roubos (1.884 em 2019 e 1.202 em 2020).

Um efetivo de 3.546 foi empregado com o uso de 319 viaturas (de duas e quatro rodas), 50 viaturas (entre auto rápido, auto busca salvamento e unidades de resgate do Corpo de Bombeiros, sete ônibus, 56 embarcações, seis quadriciclos, três aeronaves, um caminhão e uma delegacia móvel).

Neste ano, a operação atuou ainda nas ações de fiscalização e monitoramento para evitar aglomerações em cumprimento aos decretos municipais com o intuito de evitar a proliferação da Covid-19. As restrições foram estabelecidas pelos próprios municípios e as forças de segurança do estado atuaram no auxilio e orientação aos veranistas.

Produtividade 

Polícia Militar - Entre as ações nas localidades que receberam o reforço da Operação Verão, destacam-se a fiscalização de 3.327 bares e similares, e a abordagem de 97.983 pessoas, com 913 prisões por parte da Polícia Militar. Todos os detidos vão responder a Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Polícia Civil - Fiscalizou 1.145 estabelecimentos, 362 veículos por poluição sonora e fechou 189 estabelecimentos.
Corpo de Bombeiros – Realizou orientações a 33.274 pessoas, realizou 608 atendimentos pré-hospitalares e encontrou 35 crianças perdidas.

Departamento de Trânsito – O Detran realizou 1.419 autuações por excesso de velocidade nas rodovias do Estado e recuperou 23 veículos com registro de roubo e furto. Foram autuados ainda, 441 condutores por dirigirem sobre influencia de álcool. 

Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) – Durante o mês de julho foram realizadas 14 revistas nas unidades prisionais do estado. Foram apreendidos 974 materiais ilícitos e houveram 5 fugas.

Centro de Perícias Científicas Renato Chaves – O CPC realizou 4.897 exames periciais e 454 procedimentos de perícias durante a Operação Verão 2020. As ações ocorreram ao longo de seis finais de semana consecutivos, iniciado no dia 26 de julho e encerrando as atividades na última segunda-feira, 3 de agosto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA