CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Homem é morto a tiros em plena avenida Independência, na Cabanagem

Bairro é o mesmo onde ações da segurança pública foram concentradas esta semana

Redação integrada de O Liberal

Um homem foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (21), na avenida Independência, bairro da Cabanagem, em Belém. Segundo informações do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Paulo Henrique de Oliveira, de 23 anos, foi vítima de baleamento por volta das 16h e morreu antes que pudesse ser socorrido. Dois homens encapuzados, vestidos de preto em uma motocicleta, seriam os assassinos. 

LEIA MAIS:
- Forças de segurança deflagram ações na Cabanagem
- Programa 'Territórios pela Paz' chega ao bairro da Cabanagem
- Facções criminosas queriam repetir no Pará ataques similares aos ocorridos no Ceará
- Pará transfere 30 presos ligados a facções criminosas para presídios federais


Segundo o CPC Renato Chaves, Pê, como era conhecido por moradores da região, foi atingido por quatro tiros na face, que saíram pela parte posterior da cabeça. Claramente, foi uma execução. Ele bebia esquina com um amigo quando foi atacado, sem qualquer chance de defesa.

O corpo ficou exposto na calçada e foi cercado por curiosos enquanto aguardava a chegada da equipe da perícia criminal para ser removido. Segundo o pai da vítima, o filho já havia sido preso por roubo, e o subtenente Angelim, do 24º BPM, informou que o rapaz seria usário de drogas, o que leva a crer que isso possa ter ligação com sua morte.

BAIRRO 'PACIFICADO'

A Cabanagem é alvo de um esforço concentrado de forças de segurança desde a última quarta-feira (12), quando o governo do Estado anunciou que todas as instituições do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) estariam empenhadas na área do bairro, para dar apoio ao projeto “Territórios pela Paz”. O chamando "choque operacional" iniciou com ações previstas no bairro pelo plano Ter Paz - estratégia anunciada pelo governo do Estado para unir ações de segurança pública a medidas sociais integradas.

O plano era uma das metas apontadas pelo governo após o início das operações da Força Nacional no Pará, em 25 de março - que, segundo o governo, exigiriam também ações sociais nas áreas onde o enfrentamento à criminalidade seria prioritário.    

Segundo diz o governo do Estado, desde quarta a Cabanagem vem recebe reforços da atuação da Polícia Civil e Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Departamento de Trânsito do Pará. O governo anunciou ainda que a presença das forças deveria ser mantida no bairro - e que o policiamento comunitário, em tom de aproximação com a população, seria a tônica das operações. O “Territórios pela Paz” já soma 116 projetos envolvendo 27 secretarias e órgãos púbicos do Estado, que trabalharão de forma conjunta.

A chegada do reforço policial cumpre um calendário que prevê alcançar sete bairros que o governo definiu para integrar os Territórios pela Paz. No próximo dia 26, o aparato de segurança será instalado no bairro do Icuí, em Ananindeua. A partir de 12 de julho, será a vez do bairro Nova União, em Marituba. Nos dias 6 e 28 de agosto, as ações se deslocam aos bairros do Bengui e Terra Firme, respectivamente. Dia 23 de setembro, as ações chegam ao Guamá e, no dia 16 de outubro, no Jurunas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA