CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Comoção é grande no velório de empresário assassinado esta madrugada

Familiares, amigos, estudantes e funcionários do grupo educacional comparecem à capela no Guamá

Byanka Arruda

O professor e fundador do Grupo Madre Celeste Amintas José Quingosta Pinheiro, de 62 anos, está sendo velado nesta quinta-feira (6) em uma capela mortuária particular, localizada na avenida José Bonifácio, entre rua dos Caripunas e rua Paes de Souza, no bairro do Guamá. O educador foi assassinado a tiros na noite da última quarta-feira (5), por volta de 23h

Familiares, amigos, estudantes e professores da Esmac chegaram à capela ainda no final da manhã para prestar as últimas homenagens ao educador. Funcionários e alunos da instituição de ensino, muito emocionados, compareceram uniformizados com a vestimenta da Esmac. Instituições de ensino superior e entidades como Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Pará (Fasepa), além de autoridades políticas, como o governador do Estado do Pará Helder Barbalho e o vice-governador Lúcio Vale, enviaram homenagens ao educador.

image (Lázaro Magalhães / O Liberal)

Uma grande fila se forma no saguão, onde as pessoas tentam ter acesso à sala onde o corpo é velado, no primeiro andar. A cremação do professor acontecerá apenas na sexta-feira (7).

À porta de vidro, seguranças controlam a entrada e saída dos que prestam as últimas homenagens. Às 17h, a grande movimentação chamava a atenção até das pessoas que se detinham nos velórios que ocorrem nas outras capelas.

O clima de consternação é grande. Os visitantes são de todas as idades. Vários trajam luto completo. Outros apenas uma camiseta ou peça preta. Todos visitam a capela com uma expressão grave e pesada - uma evidente reação não apenas à súbita morte do querido professor, mas pela natureza tão violenta do ocorrido. A missa de corpo presente foi confirmada para as 8h da manhã.

A morte do Amintas José Quingosta Pinheiro, que era marido da deputada estadual professora Nilse Pinheiro (REP-PA), teve repercussão nas redes sociais de autoridades e políticos. A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) também decretou luto oficial de dois dias pelo falecimento.

Filha e esposa estavam fora de Belém


A família aguarda a chegada da filha mais nova do professor, que estava em Portugal quando soube do assassinato do pai. A esposa do professor, Nilse Pinheiro, também estava fora da capital paraense quando foi informada do crime. Ela estava participando de uma audiência pública em Marabá, no sudeste do Pará, representando a Alepa no Conselho Estadual de Educação, quando soube do atentando contra o marido. A deputada chegou ao velório muito abalada e precisou ser medicada.

O corpo do educador será cremado esta semana em um cemitério particular de Marituba, na região metropolitana de Belém. O docente deixou três filhos, quatro netos e esposa. Ele era um dos fundadores do Grupo Madre Celeste, criado há 37 anos. O Grupo é formado por quatro escola e uma faculdade. Além disso, o educador mantinha dois projetos sociais educacionais gratuitos em parceira com a esposa. Amintas e Nilse Pinheiro eram casados há 38 anos.

image Amintas e Nilse Pinheiro: velório do educador ocorre esta tarde (via redes sociais)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA