Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Pet Liberal

Por Rogério Politi

Coluna assinada por Rogério Politi, formado em 1988 pela Universidade Estadual Paulista ( UNESP- Botucatu). Sócio fundador da Clínica Veterinária São Francisco de Assis desde 1989. Analista de Crédito Rural no Banco da Amazônia durante 12 anos. Médico veterinário da Sesma, por 12 anos na área de vigilância sanitária e zoonoses.

Qual é a melhor idade para se começar a treinar um cachorro?

Rogério Politi

O quanto antes melhor. Filhotes de 2 a 6 meses deveriam participar de classes de socialização que funcionam como Jardim de Infância, ou seja, o filhote aprende a se relacionar com pessoas estranhas, outros cachorros, ambientes novos e novas situações. 

O treinamento formal de obediência básica pode ser iniciado a partir do 6º mês de vida do cãozinho, mas não se esqueça de que ele será um "crianção" até aproximadamente 2 anos, portanto muita paciência é necessária e muita diversão também. 

O melhor é começar assim que o filhote chegar a casa. Quanto mais novo o cachorro, mais fácil dele aprender certo da primeira vez, o que é sempre mais fácil do que corrigir velhos hábitos. Mas não se desespere, sempre é tempo de ensinar um truque novo para um cachorro velho. 

Medo de passear

Esse tipo de comportamento é sinal de que algo não vai (ou não foi) bem. Para tentar ajudar o cão a superar os temores o que você precisa fazer é dessensibilizá-lo. Ou seja, fazer com que ele perca o medo gradativamente e volte a se tornar confiante. Se ele estiver muito desconfiado para deixar por a coleira, ofereça algum petisco tentador enquanto você fala com uma voz tranquila. "Vamos passear (nome do cão), vamos". Tente por uns 2 ou 3 dias e quando ele já estiver se sentindo confortável, é hora de levá-lo para a rua. 

Comece escolhendo horários que sejam bem calmos e saia sem pressa. Leve com você uns pestiquinhos, ou um brinquedo que ele goste muito, para que ele possa se sentir mais seguro. Comece dando voltinhas bem curtas e só em locais que ele já conheça. Insista por mais 3 ou 4 dias e quando ele ficar mais confortável vá aumentando as distâncias. Use sempre palavras encorajadoras e se ele empacar em algum ponto, abaixe-se, chame-o em sua direção e dê um pequeno puxão na guia. Tenha paciência e tente fazer os passeios experiências agradáveis para vocês dois. 

Cão e gato vivendo em harmonia

• De preferência, o relacionamento deve ser iniciado enquanto os dois animais são filhotes, até os 4 meses, pois é nessa época que os pets formam os laços sociais.
• A apresentação deve ser supervisionada pelos donos, o ideal é que os pets estejam no colo e na mesma altura, mostrando que são iguais.
• Durante o primeiro contato, ambos devem receber a mesma quantidade de carinho e atenção, evitando o ciúme.
• Para que os filhotes associem a relação a algo positivo, é interessante que recebam guloseimas e presentes durante os contatos iniciais. Sempre que se encontrarem, algo bom deve acontecer.
• Durante toda a relação, os animais devem ser tratados como iguais, inclusive nos momentos de disciplina.
• Se um dos pets é mais velho e já domina o ambiente, a apresentação deve ocorrer em um ambiente neutro (fora da casa ou do espaço do pet) e de forma gradual.
• Em nenhuma situação de sociabilização entre as espécies devem ser usadas técnicas punitivas e abusivas. Elas tendem a piorar a relação, pois os pets associam os encontros a situações ruins.

Pet Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL