Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dachshund (Cão salsicha): características, cuidados e curiosidades do cachorro

O famoso ‘salsichinha’ é bastante elétrico, adora brincar e correr. Essa raça é muito independente e está sempre de prontidão para proteger a casa e a família humana.

Maiza Santos

Se tem um cãozinho que encanta qualquer pessoa é o Dachshund. Ele é popularmente chamado de salsicha, mas em outras partes do mundo também é conhecido como Teckel. Além da aparência, essa raça chama atenção por ser agitada, cheia de energia e adorar crianças. O carinho, lealdade e instinto de proteção com os tutores também são algumas das principais características que tornam esse cachorrinho um dos preferidos na hora da adoção.

VEJA MAIS

Chow-chow: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Peludo e imponente, essa raça é bastante fechada e desconfiada com estranhos. Quem deseja ter um Chow-Chow precisa se acostumar com a ideia de que não vai receber muitas visitas em casa.

Cachorro uivando: o que pode ser?
Comportamento herdado dos lobos, quando excessivo, pode indicar problemas; entenda

Golden Retriever: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Considerado por muitos como o ‘cão dos sonhos’, essa raça é inteligente e companheira. Além do mais, os Golden são dóceis, ativos e gostam de agradar a todos, o que os tornam ótimos cães-guia

Apesar de serem pequenos, os Dachshund guardam vários sentimentos dentro deles. Essa raça é elétrica, adora brincar, correr e cavar (não se esqueça disso). Ao mesmo tempo, eles também são muito sociáveis e independentes. Sem falar que  não são agressivos, mas estão sempre alerta e de prontidão para avisar ao tutor caso algo incomum aconteça.

Yorkshire: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Os yorkies podem viver até 17 anos e são muito apegado aos seus tutores. A raça de pequeno porte pode viver em apartamento, mas odeia ficar sozinho, podendo desenvolver ansiedade e estresse

Onde passear com pet em Belém: confira docerias que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Muitas docerias e cafés de Belém permitem a entrada e permanência de cachorros e gatos. Confira quais são

Características

Existe uma variedade de cães da raça Dachshund. Eles são conhecidos como cão "salsicha" devido ao formato do corpo mais comprido e perninhas bem curtas. Apesar de ser um pequeno pet, possuem um porte atlético e muita disposição. Esse cão costuma medir entre 20 e 30 cm, pesar de 3 a 9 kg e ter expectativa média de vida entre 12 e 15 anos.

O Dachshund (cão salsicha) possui três tipos de pelos, que podem ser:

  • Pelo curto: é o mais antigo, com pelagem brilhante e densa. Ele deu origem aos demais estilos através do cruzamento com outras raças como os Schnauzers e o Spaniels.
  • Pelo longo: são brilhantes, sedosos e um pouco ondulados. 
  • Pelo duro (arame): também é denso e curtinho com subpelos.

A pelagem pode ser unicolor, bicolor ou até mesmo todo manchadinho (o qual leva o nome de arlequim), mas a cor básica é sempre preto, vermelho ou cinza.

Além das diferenças na pelagem, o Dachshund também pode ser classificado de acordo com o seu tamanho. São eles:

  • Dachshund standard: é um cachorro salsicha “grande”, com faixa de peso de 8 a 10 kg e caixa torácica entre 35 e 45 cm de peito;
  • Dachshund miniatura: é um cachorro salsicha “médio”, com faixa de peso de 5 a 7 kg e caixa torácica entre 32 e 35 cm de peito;
  • Dachshund kaninchen: é um cachorro salsicha “pequeno”, com faixa de peso abaixo de 5 kg e caixa torácica até 32 cm de peito.

Pug: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Essa raça costuma ser muito companheira e astuta. Além de ter facilidade para demonstrar amor por seus tutores a todo tempo, ficando sempre ao lado deles e brincando muito.

Pode dar dipirona para cachorro?
O remédio é comum para humanos, mas o que você, talvez, não saiba, é que ele também pode ser prescrito a cachorros

Pitbull: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Ao contrário do que muitos pensam, essa raça é carinhosa e muito companheira. A personalidade do Pitbull, como a de qualquer outro cão, vai depender de como ele for criado e domesticado.

Cães Dachshund (Reprodução: Depositphotos)

Saiba quais são os principais cuidados:

Banho: a raça Dachshund não precisa de banhos frequentes, a não ser que esteja muito sujo. O ideal é dar banho a cada 20 dias para os de pelo longo e uma vez por mês para os de pelo curto;

Orelhas: as longas orelhas caídas do salsicha precisam de um cuidado especial para evitar fungos, bactérias e ácaros que podem se instalar facilmente no local. Limpe a região semanalmente ou a cada 15 dias por precaução;

Unhas: não deixe as unhas dos cães salsichas muito grandes. A dica é começar a cortá-las desde cedo, sendo recomendado de uma a duas vezes por mês;

Dentes: a saúde bucal do salsicha pode ser afetada por tártaro e outras bactérias. O indicado é escovar os dentes do Dachshund regularmente para evitar esse tipo de problema;

Pelos: Dachshund de pelagem curta precisa de uma escovação por semana. Já o cão salsicha de pelos mais duros ou longos, a recomendação é escovar de duas a três vezes por semana para evitar o embaraçamento. Neste caso, as tosas devem ser mais frequentes também. Durante as escovações, observe se há qualquer alteração ou mudança na pele do pet - o cachorro Dachshund pode desenvolver alopecia canina, uma condição que se manifesta a partir da queda de pelos.

Frio: a raça salsicha tem baixa tolerância ao frio, e por isso pode sofrer com a queda da temperatura. Invista em caminhas quentinhas e confortáveis, além de roupas para cachorro para aquecê-lo no inverno;

Saúde: Devido o corpo muito comprido e patas mais curtas, o cachorro salsicha está propenso a desenvolver problemas na coluna. Algumas doenças podem atingir o disco vertebral do animal se ele fizer movimentos simples, como subir e descer escadas. Para evitar, talvez seja necessária a instalação de rampas que facilitem o acesso a camas, sofás e até outros andares da casa. Essa atitude preserva a saúde do seu cão salsicha! 

Além disso, a obesidade canina também é outro problema que pode afetar o Dachshund, e é muito grave. O sobrepeso faz com que a coluna do bichinho sofra maior pressão, o que consequentemente traz mais problemas para esta parte do corpo do animal.

Alimentação: cuidados com a alimentação é essencial para manter a saúde do cachorro da raça salsicha. Por isso, o seu pet deve ser alimentado de duas a três vezes por dia - a quantidade vai variar de acordo com o peso e tamanho. 

Passeios: é importante tirar um tempinho para dar uma voltinha com o cão salsicha. O ideal é que a caminhada aconteça pelo menos duas vezes ao dia: 10 minutinhos já são mais do que suficientes para que ele satisfaça suas necessidades e gaste a energia acumulada. 

Dachshund (cão salsicha) pode ser criado em apartamento?

O cão Salsichinha (Dachshund) é ideal para morar em apartamento. Ele se adapta facilmente a ambientes pequenos, além de ser muito afetuoso e gostar de fazer companhia para as pessoas. Assim, ele convive muito bem com crianças, sendo uma preocupação a menos.

Shih-tzu: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Brincalhão, inteligente e muito afetuoso, essa raça é a melhor escolha para quem quer companhia e demonstrações de afeto do amiguinho de quatro patas

Conheça os lugares amigos dos pets em Castanhal
Quem é dono de gato ou de cachorro sabe muito bem como é difícil querer levar o pet junto e nem sempre poder

Husky Siberiano: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Uma das raças mais amigáveis que existem, o Husky é gentil, atento e muito independente. Esse pet é um ótimo companheiro para quem tem filhos, pois ama crianças

 Dachshund (cão salsicha) listrado (Reprodução: freepik)

O que o Dachshund (cão salsicha) não gosta?

Caso não seja adestrado ou socializado desde filhote, o Dachshund (cão salsicha) pode ser um pouco desconfiado com pessoas e animais, chegando a não gostar de tê-los por perto. Assim, quando alguém desconhecido se aproxima é normal o animal estranhar e reagir de uma forma um pouco inesperada.

No entanto, são comportamentos que podem ser corrigidos com o treinamento e a socialização adequada. O ideal é fazer com que o pet se acostume desde cedo com a presença de outras pessoas, crianças e cães para melhorar esse lado “sociável”. 

É difícil cuidar de um Dachshund (cão salsicha)?

O dachshund (cão salsichinha) é muito familiar e adora o carinho e passar tempo com os seus tutores. No entanto, há algo que deve ter em consideração sobre o seu caráter: esse pet pode ser teimoso. Portanto, é muito importante começar a educá-lo desde as primeiras semanas para evitar que se transforme em um cão dominante e difícil de controlar.

Chihuahua: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Um dos menores cães do mundo, o Chihuahua é conhecido por ser corajoso, atrevido e brincalhão. Muito fiel, ele mantém um vínculo forte e duradouro com seus tutores. Entenda mais sobre essa raça

Cachorro vomitando? Saiba o que pode ser
Problemas como ingestão de objetos estranhos, alterações no fígado e estômago vazio podem ocasionar o vômito no pet; saiba mais

Poodle: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Brincalhões, muito inteligentes e extremamente fiéis aos tutores, a raça também adora nadar e gastar energia

 Dachshund (cão salsicha) filhote (Reprodução: freepik)

Como cuidar de um Dachshund (salsicha) filhote?

Um cachorro salsicha filhote precisa de muitos cuidados na fase inicial. Como os cães desta raça já são naturalmente pequenos, os bebês são ainda menores e mais frágeis. Por isso, todo cuidado é pouco com um Dachshund filhote. O ideal é oferecer um cantinho com tudo que é necessário para o seu pet, e observar sempre o que ele precisa. O filhote de salsicha costuma sentir frio, então é bom providenciar uma cama bem quentinha e aconchegante para ele. 

Além disso, não se esqueça de levá-lo ao veterinário para tomar as vacinas, receber a recomendação de vermífugo e fazer alguns exames. Pode ser interessante já começar os treinos de adestramento nos primeiros meses de vida do salsicha filhote. Assim, o Dachshund (cão salsicha) vai crescer mais comportado e sociável.

Pet Liberal: como cachorro pega raiva? Veja sintomas e como prevenir
Um cão com raiva é perigoso tanto para os pets como para humanos; entenda

Como cuidar de um pet filhote? Saiba qual é a alimentação certa para cada raça
A médica veterinária Josyanne Christine ensina cinco dias de como cuidar do pet filhote

Quem atropela cachorro tem que pagar? Veja para quem ligar e de quem é a responsabilidade nesse caso
Não existe lei específica para punição de condutores que atropelam animais, no Brasil; Em alguns casos, condutor pode até mesmo ser ressarcido por eventuais danos causados pelo acidente com o pet

Quantas vacinas um  Dachshund (salsicha) tem que tomar?

Para evitar doenças graves, é necessário vacinar cães adultos anualmente. 

Vacinas V10 ou V8: previne contra a cinomose, adenovírus tipo 2, parvovirose, parainfluenza, coronavírus e leptospirose;

Contra leptospirose: existem quatro tipos de leptospirose e a vacina protege contra todos eles. É recomendada a aplicação de 6 em 6 meses, em regiões onde há prevalência da doença;

Contra gripe: traqueobronquite infecciosa canina;

Puppy: para áreas com elevada incidência de cinomose e parvovirose;

Antirrábica: a vacina contra a raiva é a única considerada obrigatória pelo governo, pois além de grave para os animais, pode ainda ser transmitida para humanos.

Existem também algumas outras vacinas para prevenir verminoses, gripes, entre outros males que colocam a saúde do animal em risco. Consulte o médico veterinário para descobrir qual o melhor protocolo de imunização do pet.

Cachorro comendo mato: entenda porque isso acontece
O ato do pet comer grama da rua pode causar estranheza aos tutores. Mas, isso acontece, porque o cachorro tenta "aliviar" a dor que sente

Plano de saúde para animais: quanto custa e como funciona para pet
Alguns fornecem serviços básicos e outros incluem no pacote sessões de fisioterapia e acupuntura; confira

Como prevenir carrapatos no verão? Veja dicas para proteger o pet
O clima quente e úmido do verão ajudam a proliferar carrapatos nas gramas altas. Então, os tutores devem manter o cuidado redobrado para o pet não se contaminar com o parasita

Quando as vacinas devem ser aplicadas?

  • 30 dias: Puppy;
  • 45 dias: 1ª dosagem da polivalente (V8 ou V10);
  • 66 dias: 2ª dosagem da polivalente mais 1ª dosagem de gripe;
  • 87 dias de vida (aproximadamente 3 meses): 3ª dosagem da polivalente com 2ª dosagem de gripe com 1ª dose da giardíase;
  • 108 dias: 4ª dose da polivalente (se o veterinário achar necessário), mais antirrábica e 2ª dose contra a giardíase;

Como dar nome a um novo cachorro ou gato: conheça opções criativas
O portal O Liberal.com separou dicas de quais nomes para dar a novo animal de estimação. Veja dicas para escolher e não confundir o animal

Oração de São Francisco de Assis para a saúde e proteção do seu pet
São Francisco de Assis é padroeiro dos animais e do meio ambiente

Como cuidar de um cachorro ou gato antes e após castração?
Confira um mini manual de o que fazer para ajudar o animal de estimação ter uma recuperação melhor

 Dachshund (cão salsicha) pelo longo (Reprodução: Freepik)

Curiosidades 

  • O nome do cão Dachshund é uma referência aos trabalhos de ajuda na caça que eles exerciam na Idade Média. “Dachs” e “hund” significa “cão texugo” em alemão.
  • A raça do cachorro Salsicha virou uma das queridinhas da rainha Vitória, da Inglaterra. Ela era fã declarada do cãozinho, e logo depois disso ele se tornou muito popular na região.
  • O Dachshund já foi conhecido no Brasil como “Cofap” no início dos anos 90. Isso aconteceu porque a raça de salsicha estrelou um comercial da marca de amortecedor Cofap, tornando o cãozinho bem popular por aqui.
  • A raça do salsicha já foi um mascote olímpico chamado Waldi. Em 1972, as Olimpíadas de Munique puderam escolher pela primeira vez um mascote oficial, e escolheram o Dachshund. A raça era muito popular na Alemanha e conquistou o mundo na época.
  • Nas telinhas da tv e do cinema, a raça salsicha já apareceu em várias obras de desenho animado como “Bob Pai e Bob Filho” e os filmes do “Toy Story”. O cachorro de molas Slinky é um Dachshund.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Pet Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL