Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Chow-chow: características, cuidados e curiosidades do cachorro

Peludo e imponente, essa raça é bastante fechada e desconfiada com estranhos. Quem deseja ter um Chow-Chow precisa se acostumar com a ideia de que não vai receber muitas visitas em casa.

Maiza Santos

Com aparência de urso de pelúcia fofo e temperamento de cão de guarda, o Chow-chow é um cão de poucos amigos e costuma ser exemplo do ditado “as aparências enganam”. Apesar de ser muito admirado pela beleza, essa raça pode ser agressiva caso não tenha o adestramento certo. Um trabalho intenso de socialização é indicado para que se tornem pets dóceis e que possam acompanhar a sua família humana em qualquer lugar. Conheça as características, cuidados e curiosidades do Chow-chow:

VEJA MAIS

Golden Retriever: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Considerado por muitos como o ‘cão dos sonhos’, essa raça é inteligente e companheira. Além do mais, os Golden são dóceis, ativos e gostam de agradar a todos, o que os tornam ótimos cães-guia

Cachorro uivando: o que pode ser?
Comportamento herdado dos lobos, quando excessivo, pode indicar problemas; entenda

Pug: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Essa raça costuma ser muito companheira e astuta. Além de ter facilidade para demonstrar amor por seus tutores a todo tempo, ficando sempre ao lado deles e brincando muito.

O chow-chow costuma enganar aqueles que não conhecem bem a raça. Esse cachorro é muito desconfiado com estranhos e costuma escolher um membro da família como seu favorito. Além disso, são pets naturalmente independentes, bem dominantes e seguros de si. 

Características 

O chow-chow não passa despercebido em nenhum lugar. Eles podem chegar a medir até 56 centímetros de altura e pesar até 35 kg. Alem do mais, ele também possui uma característica única, que é a língua azul.

Contudo, o que realmente chama atenção é a pelagem composta por pelo e subpelo muito densos. Essa raça ainda não é muito bem adaptada ao clima brasileiro, por isso alguns de seus tutores acabam fazendo “adequações” em seu penteado. É comum encontrar chow-chows totalmente tosados, mas fazer isso com a máquina não é recomendado para a raça. Geralmente, o mais habitual dessa raça é o dourado, mas existem outras variações como:

  • preto
  • azul
  • creme 
  • chumbo (bem difícil de ser vista)

Saiba quais são os principais cuidados:

  • Para que não sejam extremamente agressivos, como qualquer outro cão, o ideal é que desde jovem ele tenha contato com pessoas e animais diferentes com frequência. Isso irá fazê-lo ser amigável.
  • Pelagem: o recomendado é escovar diariamente para evitar a formação de nós. Caso não tenha tempo, é importante fazer a escavação pelo menos duas vezes na semana.
  • tosa para os períodos de calor não é recomendada, já que os pelos da raça funcionam como um isolante térmico. Caso sejam retirados, podem trazer consequências sérias à pele do animal. 
  • Quando aparar os pelos, todo o processo deve ser feito com o uso de uma tesoura. A técnica, além de deixá-los bem “arredondados”, pode ainda, evitar que o pet tenha problemas de pele e enegrecimento da região por conta do uso da máquina de tosa. 
  • Banho: um dos principais cuidados com Chow-Chow é sempre secá-lo muito bem após o banho. Isso evita o surgimento de dermatites e alergias, que têm grandes probabilidades de aparecerem por conta dos pelos densos.
  • Como a raça é cheia de dobrinhas de pele pelo corpo, que se tornam o ambiente perfeito para a proliferação de fungos, o ideal é lavar bem essas regiões e sempre deixá-las bem sequinhas.
  • Pelagem: o recomendado na rotina de como cuidar do pelo do Chow Chow é escovar diariamente para evitar a formação de nós. Se for mais cômodo, você pode fazer isso duas vezes na semana. A tosa do cachorro Chow Chow no calor não é recomendada, já que os pelos da raça funcionam como um isolante térmico. Caso sejam retirados, podem trazer consequências sérias à pele do animal. 
  • Unhas: É fundamental cortar as unhas do cachorro para evitar arranhões e deixá-lo mais confortável ao caminhar. O ideal é que as unhas do Chow-Chow sejam cortadas uma ou duas vezes todo mês. 
  • Dentes: escovar os dentes do pet é muito importante. Isso evita o acúmulo de sujeira e mau hálito, levando a doenças como tártaro canino e gengivite. O ideal é escovar os dentes do cachorro pelo menos duas vezes por semana.
  • Olhos:  essa é uma das raças que mais precisa de cuidados com os olhos. As dobrinhas na região favorecem acúmulo de sujeira e microrganismos na região que podem levar a problemas e infecções. Assim, manter a região sempre bem higienizada e seca é uma forma de cuidar do cão.

Pitbull: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Ao contrário do que muitos pensam, essa raça é carinhosa e muito companheira. A personalidade do Pitbull, como a de qualquer outro cão, vai depender de como ele for criado e domesticado.

Cachorro vomitando? Saiba o que pode ser
Problemas como ingestão de objetos estranhos, alterações no fígado e estômago vazio podem ocasionar o vômito no pet; saiba mais

Shih-tzu: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Brincalhão, inteligente e muito afetuoso, essa raça é a melhor escolha para quem quer companhia e demonstrações de afeto do amiguinho de quatro patas

Chow-chow branco (Reprodução: Pixabay)

Chow-Chow pode ser criado em apartamento?

O Chow-Chow tem um nível de atividade baixo e pode viver feliz em qualquer casa, incluindo um apartamento ou condomínio.

O que o Chow-Chow não gosta?

O Chow Chow é um cão de personalidade contida. Ele não gosta de carinhos excessivos e muito menos quando o carinho é de pessoas estranhas. Além disso, por ser uma raça reservada e independente, ele não gosta muito de brincadeiras e contato físico. Também não gosta de fazer atividades físicas e prefere ficar deitado na maior parte do tempo, além de ter resistência ao adestramento.

É difícil cuidar de um Chow-Chow?

As principais preocupações com esta raça são problemas oculares, displasia de quadril e alergias. Um Chow-Chow bem cuidado pode viver de 8 a 12 anos. Para manter o pet saudável, o coloque para fazer exercícios físicos. O animal também não deve frequentar a rua antes de tomar as vacinas.

Husky Siberiano: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Uma das raças mais amigáveis que existem, o Husky é gentil, atento e muito independente. Esse pet é um ótimo companheiro para quem tem filhos, pois ama crianças

O que fazer em caso de morte de cachorro? Destino indicado é a cremação; descarte em lixeira é crime
Empresa no Pará oferece serviço de cremação de pets; destino irregular dos animais pode levar a reclusão de 1 a 4 anos e multa que pode chegar a 13 mil reais

Chihuahua: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Um dos menores cães do mundo, o Chihuahua é conhecido por ser corajoso, atrevido e brincalhão. Muito fiel, ele mantém um vínculo forte e duradouro com seus tutores. Entenda mais sobre essa raça

Chow-chow preto (Reprodução: Pintrest)

Como deixar o Chow-chow feliz?

Para deixar o seu pet mais feliz, o leve para passear todos os dias e permita que ele conheça outros pets e pessoas. Isso também será importante para a socialização do animal.

Como é o comportamento do Chow-Chow?

O Chow-Chow costuma ser independente e desapegado, mas com o costume e a proximidade, ele escolhe um dos membros da família como o preferido. Essa raça gosta de ficar no seu canto, bem tranquilo. Por isso, ficam bem sozinhos caso o tutor precise ficar um tempo longe.

Esse pet é muito leal e bastante protetor. Por isso, se perceber uma situação de perigo envolvendo um dos tutores, ele mesmo ou a casa, é comum que o Chow-Chow fique alerta e agressivo. Ele não tem o costume de latir, então quando isso acontecer é bem provável que o cachorro queira mostrar algo fora do comum.

Poodle: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Brincalhões, muito inteligentes e extremamente fiéis aos tutores, a raça também adora nadar e gastar energia

Quem atropela cachorro tem que pagar? Veja para quem ligar e de quem é a responsabilidade nesse caso
Não existe lei específica para punição de condutores que atropelam animais, no Brasil; Em alguns casos, condutor pode até mesmo ser ressarcido por eventuais danos causados pelo acidente com o pet

Como dar nome a um novo cachorro ou gato: conheça opções criativas
O portal O Liberal.com separou dicas de quais nomes para dar a novo animal de estimação. Veja dicas para escolher e não confundir o animal

Chow-chow filhote (Reprodução: Pixabay)

Quais os cuidados com filhotes de Chow-chow?

Alguns cuidados com um Chow-Chow filhote devem ser tomados nos seus primeiros dias de vida. Primeiro, seguir os calendários de vacinação e vermifugação para garantir que o pet fique protegido das doenças mais comuns que acometem cachorros.

Como essa raça é reservada, é normal que fique um pouco tímido no começo. Porém, logo vai se aproximando e se apegando à família, mostrando-se muito leal. Na fase de filhote, eles já costumam ser dominantes e um pouco teimosos, mas o adestramento e a socialização terão os melhores resultados se iniciado imediatamente.

Geralmente, o cãozinho chow-chow abre os olhos entre o 8º e o 10º dia de vida. A pelagem do filhote já precisa de escovação frequente. Mesmo filhote, essa raça possui muitos pelos e, por isso, podem sentir muito calor. Portanto, mantenha o ambiente fresco e água sempre disponível. Além disso, o lugar onde ele gosta de dormir é justamente em um ambiente confortável e fresco.

Oração de São Francisco de Assis para a saúde e proteção do seu pet
São Francisco de Assis é padroeiro dos animais e do meio ambiente

Espaço pet no condomínio: veja as vantagens
Locais para exercício e convivência melhoram a qualidade de vida dos animais domésticos

Como cuidar de um cachorro ou gato antes e após castração?
Confira um mini manual de o que fazer para ajudar o animal de estimação ter uma recuperação melhor

Quantas vacinas um Chow-chow tem que tomar?

A vacinação é fundamental na vida do cachorro e com esta raça não é diferente. Veja:

  • A partir dos 45 dias o pet já pode tomar a primeira dose da polivalente (V10/V8) que é dividida em três doses mensais.
  • A vacina antirrábica deve ser administrada junto com a última aplicação da polivalente.

Yorkshire: características, cuidados e curiosidades do cachorro
Os yorkies podem viver até 17 anos e são muito apegado aos seus tutores. A raça de pequeno porte pode viver em apartamento, mas odeia ficar sozinho, podendo desenvolver ansiedade e estresse

Onde passear com pet em Belém: confira docerias que aceitam a entrada de cachorros e gatos
Muitas docerias e cafés de Belém permitem a entrada e permanência de cachorros e gatos. Confira quais são

Cachorro comendo mato: entenda porque isso acontece
O ato do pet comer grama da rua pode causar estranheza aos tutores. Mas, isso acontece, porque o cachorro tenta "aliviar" a dor que sente

Chow-chow filhote creme (Reprodução: Pixabay)

Curiosidades 

  • A cor azul da língua do Chow-Chow costuma aparecer a partir da oitava semana de vida. Além disso, se a cor da língua for azul, a raça é considerada pura. Se puxar para o rosa, o pet provavelmente passou por alguma alteração na genética;
  • Antigamente, a pele do Chow-Chow era um artigo de luxo, muito procurada no mercado de roupas;
  • A raça de cachorro Chow-Chow possui mais dentes que as outras raças: são 44, enquanto o normal é 42;
  • O Chow-Chow, raça de cachorro que era usada como cão de guarda e tração, também já foi muito usado para brigar em rinhas de cães;
  • A carne desse pet também era apreciada na alimentação chinesa. Por isso, uma hipótese é que o nome Chow-Chow venha do chinês “xiao”, palavra que significa “alimento”.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Pet Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL