CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Calcificações da coluna ('bico de papagaio'), hérnia de disco e artrose

Rogério Politi

É muito comum em cães idosos e obesos. O animal pode começar a mancar e ter dificuldade de pular ou subir em locais mais altos, como um sofá. Quando palpado na região da coluna, ele sente dor. O quadro pode progredir e o animal passa a ter incoordenação nos membros (cruza as pernas traseiras ao andar), não consegue mais se levantar, urina e defeca em qualquer lugar (incontinência).

O desgaste das articulações (artrose) também é comum nessa idade. O cão sente dores ao executar movimentos simples. O diagnóstico dessas patologias é feito através do raio-X.

Como tratar: pode estar ocorrendo compressão dos nervos e inflamação na região da coluna afetada por uma hérnia ou calcificação. O cão deve repousar e ser medicado pelo veterinário com anti-inflamatórios e analgésicos. O cão que apresentar sinais graves, como paralisia, deve ser submetido a exames como raio-X, tomografia e mielografia para avaliar o grau da lesão.

Em alguns casos, o tratamento é cirúrgico. No caso de artrose, o tratamento consiste na administração de analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos que estimulem a formação de cartilagem. Em todos os casos é possível associar-se terapias alternativas ao tratamento, como a fisioterapia e acupuntura.

LEVANTAR A PATA AO URINAR

A atitude de o cão levantar a pata para fazer xixi é estimulado pelo cheiro dos hormônios masculinos na urina (testosterona) e pela observação de outros cães. Uma fêmea, criada desde filhote entre machos, e que só sente o cheiro da urina deles e que os vê, frequentemente, levantando a pata, também pode adotar este comportamento.

Porém, quando ela chega à puberdade (7 a 12 meses de idade) e se torna adulta, seus hormônios acabam se encarregando de fazê-la adotar a posição abaixada. Na verdade, todos os filhotes se abaixam para urinar.

Alguns começam mais cedo a levantar a pata devido ao fato de já terem produzido um pouco de hormônio masculino antes de nascerem. Isto explica também as tentativas de cópula que vários cães, ainda jovens, insistem em manter com outros filhotes ou objetos.

Alguns cães machos, no entanto, embora normais sob todos os aspectos, levam muito tempo para aprender (ou nunca aprendem) a levantar a pata. E não há nenhum problema neste comportamento, a não ser o risco de acertar em si mesmo a urina.

Se eles forem colocados junto de outros machos que elevam a pata, com certeza passarão a ter o mesmo hábito. A posição correta para o cão fazer xixi é, portanto, aquela que o cão ou a cadela quiser. 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pet Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL