Aprenda a controlar o latido do seu pet e entenda o ato de 'urinar por submissão'

Rogério Politi

URINAR POR SUBMISSÃO

Um cãozinho muito sensível pode se urinar de medo ao sentir-se ameaçado pela presença de uma pessoa, principalmente se possuir um temperamento submisso e/ou tiver sofrido algum tipo de trauma (gritos, surras, sustos) associado a ela. Essa micção geralmente ocorre ao mesmo tempo em que ele treme todo o corpo e se deita numa posição submissa (cabeça e orelhas baixas ou de barriga para cima). Para melhorar o relacionamento do filhote medroso com essa pessoa dominante, devemos ter os seguintes cuidados: não dar atenção à ele imediatamente após chegar em casa, aproximar-se dele sem movimentos bruscos, fazer carinho em seu peito sempre agachado ou sentado no chão, falar com ele em um tom amigável e não olhar diretamente nos seus olhos. Por fim, nunca dê bronca no filhote se ele fizer xixi com medo de você ... isso agravará o problema e o seu relacionamento com ele nunca será sadio e harmonioso.

EVITE PROBLEMAS COM OS VIZINHOS. VEJA COMO CONTROLAR O LATIDO 

Algumas dicas para identificar a causa dos latidos. O primeiro passo para fazer um cachorro parar de latir como um louco é entender por que ele late. Abaixo colocamos uma lista com as principais causas deste comportamento:

1. Para avisar que existe algo estranho ou perigoso por perto. 
2. Para chamar a sua atenção e pedir carinho e companhia. 
3. Porque está entediado, com excesso de energia, ou estressado e tenta se comunicar com outros cães da vizinhança. 
4. Porque está assustado. 
5. Porque aprendeu a latir com outros cachorros (que moram ou não na mesma casa), ou você mesmo o ensinou sem querer, atendendo, brincando, ou dando carinhos quando ele late. 
6. Por condicionamento. Como, por exemplo, latir para o interfone já que sempre chega alguém depois. 
7. Por excesso de estímulos, como quando o cachorro é provocado por pessoas e outros cães que passam pelo portão, ou pela visão de outros animais pela varanda de um apartamento. 

Como controlar:

• Elimine a fonte que estimula os latidos do peludo. 
• Se o seu cachorro late muito porque vê as pessoas através do portão coloque alguma barreira visual entre ele e a rua, como uma madeira ou uma placa de metal, por exemplo. Ele late muito na varanda envidraçada? Experimente colocar um insulfilme espelhado virado para dentro.
• O problema é o interfone? Peça para o porteiro ligar algumas vezes por dia sem que haja alguém para subir. Nunca atenda o seu cão enquanto ele está latindo. Mesmo sendo difícil ignore-o até ele para de latir.
• Se o seu bicho sofre de solidão tente arranjar um passeador que possa vir 2 vezes por dia enquanto você está fora, ou pense em contratar uma pessoa que possa vir todos os dias, por meio expediente, para lavar uma louça, passar uma roupinha, e fazer muita companhia para o totó. Nem fica tão caro assim e você pode se informar no seu prédio se tem uma outra pessoa passando pelo mesmo problema e que queira contratar esta pessoa para o outro meio expediente.
• Exercite seu cachorro regularmente e rotineiramente. 
• Cachorros precisam de rotina para evitar e aliviar estresse. Dependendo da raça, o exercício físico é imprescindível para que ele tenha oportunidade de gastar toda a energia acumulada durante o dia, além de manter o corpo em forma e saudável.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pet Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE PET LIBERAL