CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Uso do celular no trânsito ocasionou 2.699 autuações de janeiro a maio de 2019

De acordo com o Detran, foram 1.582 autuações só por segurar o aparelho enquanto dirige e 1.117 por uso

João Thiago Dias
fonte

No Pará, de janeiro a maio de 2019, foram contabilizadas 2.699 autuações por uso do celular, segundo o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA). Desse total, 1.582 foram por apenas segurar o aparelho e 1.117 foram por utilização.

Em 2018, foram 5.719 autuações por conta do celular na direção, sendo 2.980 por segurar o aparelho e 2.739 por utilizá-lo. Já em 2017, o número foi bem mais expressivo e o Detran contabilizou 12.540 autuações, sendo 6.276 por dirigir segurando o celular e 6.264 por utilizar o aparelho enquanto dirige. 

"É muito recorrente. Geralmente, as ocorrências de acidente de arranhão de parachoque são motivadas pelo uso de celular. Distrai um instante para ler um mensagem em fração de segundos, por exemplo, e tem a batida", alertou o coordenador de operações do Detran/PA, Ivan Feitosa.

"Nossas ações de fiscalização costumam ser na barreira, onde a gente também flagra condutor falando no celular. Mas realizamos campanhas de educação, como no Maio Amarelo, onde foi incisiva essa questão de não usar celular no trânsito. A próxima ação será na Operação Verão, que começará dia 28 de junho e seguirá até 5 de agosto", adiantou Ivan.

Multas por uso do celular na direção em Belém 

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), no balanço de infrações cometidas com telefone celular em Belém, foram contabilizadas 6. 638 multas por uso em geral do aparelho apenas em 2016 e 2017. 

Em 2016, foram registradas 3.683 multas por uso em geral. Desse total, 3.386 foram por dirigir utilizando o telefone celular, 164 por dirigir segurando o telefone celular e 133 por dirigir manuseando o telefone celular. 

Já em 2017, do total de 3.252 multas por uso em geral, 1.292 foram por dirigir manuseando o telefone, 1.079 por dirigir utilizando-o e 881 por dirigir segurando o aparelho.

Ainda segundo a Semob, além da fiscalização, a Superintendência mantém um trabalho constante de conscientização e educação não só de condutores, mas, também, de pedestres, visto que muitos acidentes de pedestres ocorrem por causa da distração na travessia usando telefone celular e/ou fone de ouvido. 

A ação mais recente foi realizada no mês de maio, durante o Maio Amarelo, com diversas blitzes educativas nas ruas e uma campanha publicitária em outdoor, busdoor, rádio e TV (envio em anexo uma das artes a título de ilustração).

Taxista já presenciou imprudências e faz alerta

O taxista Paulo Miranda, de 54 anos, já presenciou a imprudência do uso de celular na direção. "Felizmente, nunca vivi uma experiência ruim dessa, mas já vi um motorista que subiu a calçada com tudo porque se distraiu com o smartphone. Teve outra situação em que o sinal abriu e um condutor continuou parado porque estava mexendo no aparelho", contou.

Ele chama a atenção especialmente de quem trabalha com aparelho de celular dentro do veículo. "Muitos motoristas de aplicativo se distraem com o celular. Quem trabalha com isso deve ficar mais atento", acrescentou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ