CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Professores da Uepa e Ufpa iniciam pesquisa para embasar retorno às atividades presenciais

Formulário online será direcionado à comunidade acadêmica das duas instituições

Redação Integrada, com informações da Agência Pará
fonte

Uma pesquisa em parceria entre professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Universidade Federal do Pará (UFPA) pretende formular nos próximos dias uma cartilha direcionada exclusivamente à comunidade acadêmica de Instituições do Ensino Superior (IES), com orientações para o retorno às atividades presenciais após o período de isolamento social.

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui. 

A primeira etapa de levantamento será feita por um formulário online, que pode ser respondido até o próximo dia 15 de julho. A pesquisa intitulada Retorno às atividades acadêmicas presenciais após o isolamento social: Construção de uma tecnologia educacional é voltada, sobretudo, às demandas de saúde mental da comunidade acadêmica, entre docentes, graduandos, pós-graduandos e técnicos-administrativos.

Os dados serão analisados com auxílio do software IRAMUTEQ para dados qualitativos e SPSS para dados quantitativos. O planejamento inicial inclui, no mínimo, duas mil respostas ao formulário.

Após análises de respostas, uma cartilha preliminar será construída e enviada juntamente a um formulário de avaliação a 12 membros da comunidade-alvo, acadêmicos de instituições públicas de ensino superior de Belém, sendo três representantes de cada grupo da primeira fase. Uma vez aprovada, a cartilha final será distribuída virtualmente para todas as instituições às quais se destina. O lançamento está previsto para a primeira semana de agosto.

A iniciativa é coordenada pelo professor da Uepa, Paulo Delage, e pela professora da UFPA, Aline Menezes, que atuam na área de psicologia escolar. Aline Menezes coordena o Laboratório de Soluções Educacionais (LSE) e desenvolve projetos de extensão sobre saúde mental entre graduandos e pós-graduandos. O professor Paulo Delage atua no grupo de pesquisa G.A.M.E.S,  que estuda jogos aplicados aos contextos de ensino, educação e saúde, sediado na Escola de Enfermagem da Uepa desde 2017.

Durante as discussões realizadas entre os grupos durante o período de isolamento social foram identificados altos níveis de ansiedade entre alunos em relação ao retorno às atividades presenciais, fator comum a outras instituições de ensino superior.

Na pesquisa inicial, observou-se que estes impactos psicológicos são decorrentes não apenas pelo medo de adoecer, mas da situação econômica e da impossibilidade de cumprir e viver rituais sociais, a exemplo do luto, em docorrência das medidas sanitárias.

PLANEJAMENTO E SEGURANÇA

Em nota técnica, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) enfatizou a importância de um planejamento que dê prioridade à segurança e à proteção de estudantes, professores e outros funcionários, bem como à saúde – física, mental e psicossocial, bem-estar e relações sociais. A Unesco destaca o estresse pós-traumático decorrente da doença em si e do isolamento e confinamento experienciados.

Entre os principais desafios do retorno também são citados o aumento do risco de abandono escolar, o agravamento das desigualdades existentes e das que vierem a surgir, ou a perda de profissionais do setor educacional.

A nota técnica da Unesco recomenda ainda uma comunicação eficiente que garanta a confiança mútua entre as partes envolvidas, como famílias, educadores, estudantes etc. Deve-se atentar também aos impactos socioeconômicos da crise sanitária e as possíveis demandas de ordem de assistência social, em especial nos casos de violência e/ou de vulnerabilidades.

O documento propõe uma série de recomendações de medidas de gestão escolar e de planejamento pedagógico que podem favorecer a continuidade da aprendizagem, bem como de suporte à saúde física e mental de toda a comunidade escolar.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ