Tromba d'água causa admiração dos moradores e provoca estragos em Santarém

Fenômeno foi registrado no rio Tapajós sob vários ângulos

Redação Integrada
fonte

Uma tromba d'água foi registrada na manhã deste domingo (17), no rio Tapajós, em Santarém, no oeste paraense. A cena foi gravada e compartilhada por navegantes e pela população, que se mostravam ao mesmo tempo encantados e assustados com o fenômeno meteorológico.

Entretanto, apesar do espetáculo da natureza, a passagem do vórtice também causou estragos na região. Várias residências tiveram os seus telhados arrancados durante o fenômeno.

Trombas d'água, inclusive, ocorrem com certa frequência na localidade.

Em maio do ano passado, o fenômeno foi registrado às proximidades do porto da Cargill, também no rio Tapajós.

As trombas marinhas foram admiradas por dezenas de pessoas que estavam em suas casas. Apesar da força, não houve notificações de incidentes durante ou após o fenômeno.

No mês de julho, turistas que estavam na vila balneária de Alter-do-Chão, distante 38 quilômetros do centro de Santarém, se assustaram com a aparição de duas trombas d'águas. O fenômeno durou cerca de 25 minutos, mas também não foram registrados danos em embarcações ou casas.

FENÔMENO METEOROLÓGICO

Segundo a meteorologia, esse tipo de fenômeno da natureza é muito comum, mas dependendo da intensidade da pressão do ar e também da temperatura durante a sua formação, pode causar grandes destruições.

Portanto, a recomendação é não se aproximar de uma tromba d'água dentro do rio.

As trombas se formam com o aparecimento de uma nuvem de grande movimento vertical, chamada cumulonimbus, com cerca de 15 km de altura. Dentro da nuvem há água e gelo, além de rajadas de ventos fortes.

O fenômeno ocorre em períodos de transição de temperatura. Na região de Santarém, como a mudança não é brusca, a intensidade das trombas d'água é menor.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ